DIVERSÃO DA ERA PRÉ-ELETRÔNICA É ESPORTE SÉRIO

Por Luís Artur Janes Silva e Rafael Duval Pinto

Nestes tempos modernos, regidos pela diversão eletrônica, esta brincadeira corre o risco de se tornar anacrônica. Mas quem foi criança até os fins do século XX, certamente, em algum momento de sua vida praticou o popular “Futebol de Botão, ou “Futebol de Mesa”. Atualmente, alguns novos e muitos antigos aficionados praticam o ‘Futebol de Mesa” na cidade de Pelotas.

1

Muitos sonham com sua seleção preferida ou com seus ídolos. Fonte: Facebook UPFM.

O interesse por esta modalidade esportiva na Princesa do Sul é encontrado em dois locais, a UPFM (Unidos pelo Futebol de Mesa), grupo de amigos vinculados a Associação dos Botonistas do bairro Fátima que curte este tipo de futebol genérico. O mês de julho acompanhará a realização do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, da UPFM. Neste torneio, os associados incorporam e representam algumas das mais importantes agremiações do futebol de campo do Brasil. Belo passatempo para quem nunca conseguiu vestir o manto sagrado destes clubes.

Já o COP (Círculo Operário Pelotense) além de contar com a tradição de desenvolvimento do botonismo na cidade, comprovará o seu papel de destaque como fomentador do esporte na região sul do estado, no final deste mês de julho, quando sediará o 40 Campeonato Estadual de Futebol de Mesa – Regra um toque no disco.

O evento acontecerá entre 29 e 31 de julho e será chancelado pela FGFM (Federação Gaúcha de Futebol de Mesa). As inscrições podem ser feitas no Departamento de Esportes do COP, que disponibilizará alojamento para 50 pessoas e ainda manterá convênio com um hotel da cidade para abrigar os demais competidores que participarão do campeonato.

2

Assim, você que quer relembrar os bons tempos de infância, ou ainda, mostrar aos seus filhos ou netos como era bom divertir-se em tempos passados prestigie este evento, possibilidade única de presenciar confrontos entre os melhores botonistas do Rio Grande do Sul.

Comentários

comments

Você pode gostar...