Autoridades montam o maior esquema de segurança que o Rio já viu

Por Jean Carlo dos Santos

Mais de 25.000 homens serão o efetivo que participará da operação de segurança da final da Copa do Mundo. Essa força vai começar a trabalhar às 23h de sábado e irá policiar o estádio do Maracanã, o Palácio Guanabara, a Lapa, o Sambódromo, o Fundão e Búzios. Os detalhes da operação foram revelados durante a entrevista coletiva que ocorreu nessa sexta-feira (11), com as autoridades do governo do Rio.

segurançafinal5x3

José Mariano Beltrame, Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro.
Foto: Reprodução (O Globo)

O Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, contou que a partir de sexta o Rio verá “a maior operação de segurança que a cidade, talvez o país, já tenha visto”. O número de envolvidos nesse esquema superou os da Jornada Mundial da Juventude, que teve mais de três milhões de turistas no Rio de Janeiro, e o da conferência de meio ambiente realizada na cidade em 2012, a Rio+20, que contou com várias figuras importantes do mundo.

Efetivo de segurança da Rio+20

Efetivo de segurança da JMJ

Efetivo de segurança da Copa

Forças Armadas

8 mil

10 mil

9,3 mil

Polícia Militar

2,5 mil

14 mil*

15 mil

Guarda Municipal

1 mil

5 mil

1 mil

Polícia Rodoviária Federal

1,4 mil

10 mil

800

Polícia Federal

1,4 mil

*

1 mil

Bombeiros

600

1,7 mil

1,7 mil

Presentes na coletiva estavam o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Frank de Oliveira, o Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, entre outros.

O próximo jogo da Copa do Mundo será no sábado (12) no estádio Mané Garrincha, às 17h, com o Brasil e Holanda disputando o terceiro lugar. No domingo (13), no Maracanã, às 16h, Argentina e Alemanhã irão disputar a final do campeonato.

Fonte: G1

Comentários

comments

Você pode gostar...