Brasil faz uma boa partida contra o Atlético Goianiense e conquista um ponto

Por Luís Artur Janes Silva 

Carlos Eduardo, a muralha do Xavante. Imagem: Victor Garcia / ACG

Nesta sexta (23), o Xavante voltou a campo para mais um compromisso pela Série B do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro pelotense enfrentou o Atlético Goianiense, em partida válida pela 18ª rodada do turno inicial da competição. Com uma atuação consistente do sistema defensivo, o Brasil empatou sem gols com a equipe de Goiás, que ocupa a 3ª colocação na tabela de pontuação e que jogava em casa.

 

O JOGO

Os primeiros dez minutos de partida mostraram um Brasil bem organizado no sistema defensivo, esperando os goianos e marcando atrás da linha da bola. Além disso, neste instante inicial do jogo, o Brasil tentou atacar o Atlético, utilizando a ala direita, composta por Ednei e Daniel Cruz, que eram auxiliados por Murilo Rangel, que estava mais centralizado no campo.

Mesmo contido pelo Brasil, o Atlético chegou pela primeira vez aos dez minutos de jogo, quando Jairinho foi à linha de fundo pela esquerda, cruzando rasteiro para o chute torto de Rodrigo Rodrigues. Bem fechado no sistema defensivo e solidário em campo, o Xavante controlou as investidas do Dragão e quase chegou ao gol inaugural aos 25 minutos. O centroavante Rodrigo Alves (de boa atuação) roubou a bola no campo do Brasil, tabelou com Murilo Rangel e recebeu na frente, arrematando da entrada da área atleticana, mas colocando a bola por cima da trave defendida pelo goleiro Maurício.

Um minuto depois, Reginaldo recebeu a bola e chutou de fora da área. A pelota foi rasteira e acabou espalmada para escanteio pelo cada vez mais seguro Carlos Eduardo. Aos 39 minutos, Jairinho chutou de longe e a bola foi para fora. Nos últimos momentos da etapa inicial, o Atlético adiantou suas linhas e exerceu uma certa pressão sobre o Brasil. Mas este predomínio redundou numa chance apenas, que apareceu aos 48 minutos, quando Jairinho tentou da intermediária e Carlos Eduardo voou, mandando para escanteio.

Na segunda etapa, o técnico Bolívar adiantou suas peças e o Brasil passou a  atacar o Atlético Goianiense, que respondeu aos sete minutos, quando Moacir cruzou e o goleiro Xavante mandou para escanteio. No oitavo minuto do segundo tempo, o Brasil chegou com relativo perigo ao sistema defensivo do Dragão. Rodrigo Alves e Daniel Cruz combinaram pela direita, fazendo a bola chegar em Murilo Rangel, que não conseguiu concluir com precisão.

Aos quinze minutos, a equipe goiana chegou na bola aérea, após um cruzamento que resultou na cabeçada quase perfeita de Jorginho, que foi defendida por Carlos Eduardo. Aproveitando-se do crescente nervosismo do Atlético, que pressionava, mas não conseguia ser criativo, o Brasil ameaçou aos 25 minutos, em jogada de Rodrigo Alves, que cortou da esquerda para o meio, chutando fraco e rasteiro para segura defesa de Maurício.

Sem poder de penetração, o Atlético arriscou chutes de longe, e quase obteve sucesso aos 27 minutos, quando Moacir bateu e Carlos Eduardo mandou para tiro esquinado. Sete minutos mais tarde, Pedro Raul cabeceou e mandou com perigo para a meta do Xavante. 

Sem conseguir vencer a barreira defensiva do Brasil, o Atlético alternou entre bolas alçadas na área e chutes de média distância. E saiu de um arremate a última chance do Dragão. Aos 45 minutos, Matheuzinho soltou uma bomba, que foi defendida de forma magnífica pelo arqueiro Carlos Eduardo, o melhor jogador do rubro-negro pelotense. Esta intervenção garantiu a igualdade final e a conquista de um importante ponto para o Xavante.

Com este resultado, o Brasil soma 22 pontos e ocupa a 12ª posição na tabela de classificação da Série B. O Xavante volta a atuar na próxima terça (27), quando enfrentará a Ponte Preta, em jogo que acontecerá no Bento Freitas, e que tem início previsto para 19h15. Esta partida encerrará a participação rubro-negra no turno inicial da Série B, marcando a conclusão da metade da competição.

Comentários

comments

Você pode gostar...