Guardiola, o montador de campeões do mundo

Por Mateus Bunde

Parece estranho mencionar o nome de Pep Guardiola em meio a Copa do Mundo, por este jamais ter treinado uma seleção em sua curta carreira como técnico. No currículo, apenas dois clubes: O Barcelona, da Espanha, e o seu atual clube, o Bayern de Munique. A montagem de ambas as equipes é semelhante. Dois zagueiros, dois laterais que apoiam muito, toque de bola constante, dois jogadores de velocidade pelos lados, um meio campo compacto, mas nenhum centroavante.

Segundo Pep, não utilizar um jogador “trombador” na área adversária obriga seu time a tocar mais a bola, movimentar-se mais, abrir espaços e chegar na área apenas com a bola no chão, sem cruzamentos. A filosofia de Guardiola faz com que seus jogadores precisem se conhecer, saber seu posicionamento, estarem entrosados. E é aí que entra as questões das seleções.

Copa do Mundo FIFA de 2010

Durante a Copa na África do Sul, a campeã Espanha mostrou ao mundo todo como envolver seus adversários em um estilo de jogo inovador. As trocas de passes rápidos, a movimentação e a marcação por pressão no campo do adversário. Os jogadores se conheciam. Sabiam onde estariam no momento de um passe longo.

Foto: Divulgação UEFA

Foto: Divulgação FIFA

A coincidência disso tudo? Pep Guardiola era técnico do time do Barcelona, na época. A base da Fúria campeã do mundo possuía: Casillas, Sérgio Ramos, Puyol, Pique e Capdevilla; Xavi, Busquets, Xabi Alonso; Iniesta, Pedro e Villa. A equipe contava com 6 jogadores do Barcelona na equipe titular. Eles incorporaram o tiki-taka (estilo de jogo imposto por Guardiola) na Seleção Espanhola.

As trocas de passe constantes faziam com que os jogadores conhecessem cada vez mais um ao outro, facilitando a adaptação para a seleção treinada por Vicent Del Bosque. A maneira que Guardiola fazia o Barcelona jogar estimulou a seleção espanhola a jogar à moda de Pep.

VEJA TAMBÉM

Contratação de Lewandowski põe em xeque a “teimosia” de Guardiola não usar um centroavante

–  A final de 2014 e o desempate entre Argentina e Alemanha

Copa do Mundo de 2014

A Alemanha se tornou favorita ao título mundial após impor uma goleada de 7 a 1 sobre o anfitrião Brasil. A coincidência, pode-se dizer, assustadora, é que Guardiola treina – assim como em 2010 – a base da seleção favorita ao título mundial: o Bayern de Munique,

A base da seleção alemã que iniciou a Copa possui: Neuer, Lahm, Boeateng, Hummels e Howedes; Schweinsteiger, Kross e Ozil; Gotze, Muller e Klose. A equipe titular conta com 7 jogadores da equipe de Guardiola. A troca de passes é a característica principal da seleção alemã, assim como o time de Guardiola.

A única diferença entre a seleção alemã e o Bayern de Munique é a presença do centroavante de área, Klose. Mas parece que isso irá mudar no time de Guardiola, já que os Bávaros fecharam acordo com o atacante polonês, Lewandowski.

Foto: Divulgação FIFA

Foto: Divulgação FIFA

Pode-se perceber o espelho entre os times de Guardiola e as seleções dos respectivos países que Pep trabalha e que disputam a Copa do Mundo. A favorita Alemanha tem o entrosamento da base do campeão alemão como a única vantagem num confronto tão equilibrado, que será realizado no domingo (13), no Estádio do Maracanã.

Comentários

comments

Você pode gostar...