Progresso perde o primeiro jogo da semifinal do Estadual Juvenil

Progresso teve dificuldades diante do Juventude. Imagem: Facebook/Divulgação

Por Luís Artur Janes Silva

O Progresso voltou a campo no último sábado, dia 11 de novembro, para enfrentar o Juventude de Caxias do Sul, na primeira partida da fase semifinal do Campeonato Gaúcho de Futebol da categoria de juvenis. O embate aconteceu no CT Rubro Negro, casa do Progresso, localizado no Bairro Simões Lopes.

O confronto prometia ser difícil para o time pelotense, pois o Juventude tem a melhor campanha e é o único invicto da competição. Para se ter uma ideia da diferença entre as duas equipes é necessário dizer que o time da Serra acumulou 60 pontos durante o campeonato, enquanto o Progresso somou 12 pontos a menos. Além disso, o Juventude tem um dos melhores trabalhos de base entre todos os clubes de futebol do interior do nosso Estado. Trabalho que rendeu o título estadual da categoria Sub-15 e que torna o Verdão da Serra o principal candidato ao caneco do Estadual de Juvenis.

A impressão inicial de dificuldade confirmou-se logo que a bola começou a rolar. O Juventude propôs um ousado esquema composto de um meia armador e três atacantes rápidos. Esta ousadia quase deu certo antes dos 10 minutos da primeira etapa, quando o meia Lucas e os atacantes Marco Antônio, Camejo e Adrian Xaxim trocaram passes e chegaram próximo à meta defendida por David. Depois do início titubeante o Progresso foi equilibrando as ações e conseguiu arrematar contra o gol do Juventude, mas o time da Serra continuou levando perigo, principalmente quando atacava pela esquerda, onde o rápido Xaxim cortava para o meio e invariavelmente vencia o bom ala direito rubro negro Pato, que tivera atuação destacada contra o Ivoti.

Na segunda etapa o técnico do Progresso, o ex-jogador profissional Lambari, adiantou suas peças e fez o time jogar mais no campo do Juventude, mas esta tática não rendeu os frutos desejados, pois a equipe pelotense não criou grandes chances de gol, sobretudo por causa das atuações apagadas de Marcelinho e Max, respectivamente o cérebro e o jogador de velocidade do Progresso.

No decorrer do segundo tempo o Juventude voltou a encaixar o sistema de marcação e equilibrou novamente a partida, a isto somou-se a entrada do veloz atacante Kikinho, que movimentando-se bastante confundiu a defesa do Progresso e determinou o começo do momento de predomínio do Juventude que atingiu o auge no gol da equipe verde, marcado pelo lateral esquerdo Dimitry, aos 24 minutos da etapa complementar, que aproveitou-se de um escanteio conseguido por Kikinho, e concluiu rasteiro e de pé esquerdo na saída do goleiro David.

Depois do gol o Progresso atirou-se para cima do Juventude, mas suas investidas desesperadas e tímidas foram rechaçadas pelo sistema defensivo caxiense, muito forte fisicamente.

Quando o juiz apitou o final de jogo, confirmando o 1×0 para o time de Caxias, tivemos comemoração do lado verde e resignação dos jogadores rubro negros, conscientes de que haviam perdido para um time bastante forte. Assim, a decisão da vaga à final ficou para Caxias do Sul, quando o Juventude se classifica até mesmo com um empate. Enquanto isso, o Progresso tem que vencer o jogo se quiser continuar vivo na disputa pelo bicampeonato estadual.

A partida de volta da semifinal está marcada para o próximo sábado, dia 18 de novembro, quando as duas equipes se enfrentarão na Serra Gaúcha, em jogo que acontecerá às 15:30min.

Comentários

comments

Você pode gostar...