Pelotas em 2014 com mais Cultura

Por Manoela Martins Nogueira

Programa de Incentivo à Cultura (Procultura) tem novos projetos, que serão executados em 2014.

Em 2014, a cidade de Pelotas irá contar com mais de treze projetos relacionados à cultura que possuem incentivos da prefeitura local. Todos foram aprovados através de um edital realizado no ano passado e que diz respeito ao Programa de Incentivo à Cultura (Procultura), da Prefeitura Municipal de Pelotas.

O Procultura foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Pelotas, em 2009, e possui como objetivo principal o incentivo à cultura local, além de facilitar o seu acesso para a população da cidade e incentivar a produção artística.

Para participar do edital, as propostas de projeto deveriam estar dentro das áreas de atuação do Procultura, sendo estas: Literatura, Artes Visuais, Música, Artes Cênicas, Artesanato, Folclore e Manifestações Populares, Memória, Acerto e Patrimônio Histórico e Audiovisual.

O edital foi divulgado em agosto de 2013, tendo mais de 110 projetos inscritos. Destes, 18 projetos foram aceito após análise realizada pelo Conselho Municipal de Cultura (Concult). No total, o investimento realizado nos projetos será de R$340 mil.

Entre os projetos aprovados, destacam-se o Sofá na Rua, idealizado pelo Coletivo da Casa Fora do Eixo Pelotas, e a I Mostra de Música do Piquenique Cultural. Estes dois eventos já vinham sendo realizados em Pelotas em 2013 e nesse ano irão ganhar mais possibilidades para a sua organização.

Imagem: divulgação (http://www.ecult.com.br)

Imagem: divulgação (http://www.ecult.com.br)

Os projetos aceitos são de diversas modalidades e formas de cultura, tendo-se publicação de livros, gravação de CDs, revistas e teatro.

Comentários

comments

Você pode gostar...