Os 90 anos do Grêmio Atlético Farroupilha

Por Luís Artur Silva e Rafael Pinto

   No último dia 26 de abril, uma das três instituições futebolísticas de nossa cidade comemorou os seus 90 anos. O Grêmio Atlético Farroupilha, o querido Tricolor do Fragata, o Fantasma, o Campeão dos 100 anos, são denominações que identificam o segundo clube do coração de todos os pelotenses amantes do futebol.

   Embora o Farroupilha não conte com a tradição do Esporte Clube Pelotas, ou com a torcida apaixonada do Grêmio Esportivo Brasil, todos reconhecem no clube do Bairro Fragata uma simpatia que une, independente de ser xavante ou áureo-cerúleo, os fanáticos pelo futebol da Princesa do Sul. E, mesmo que o número de torcedores do Farrapo não seja grande, sua torcida existe e comparece na medida do possível aos jogos do glorioso Fantasma, realizados no estádio Nicolau Fico, que em priscas eras foi chamado de Laranjeiras, por guardar certa semelhança com a sede do Fluminense do Rio de Janeiro. Estes abnegados torcedores adoram dizer que não são Brasil ou Pelotas, mas que representam o clube da cidade que detém o honorífico título de “Campeão Farroupilha”, válido por 100 anos.

   O pequeno número de aficionados e a diminuta capacidade de público do Nicolau Fico garantem aos jogos realizados no Bairro Fragata, o charme que os outros dois estádios da cidade não possuem. Assistir aos jogos do Farroupilha é um programa de família, uma reunião de amigos, onde o futebol é um detalhe que permite o convívio entre as diversas gerações de torcedores do Farrapo. Um jogo no Nicolau Fico não traz a tensão, os nervos à flor da pele dos confrontos da dupla Bra-Pel. Aqui a ordem é incentivar o time sem tumulto, apoio nos limites da educação. Tudo parece uma diversão sem fim para os presentes nas partidas do Farroupilha.

A história

   Fundado em 26 de abril de 1926, por um grupo formado por um general, quatorze oficiais de patentes menores, e dois soldados do 9º Regimento de Infantaria do Exército Brasileiro, o Farroupilha chamou-se inicialmente Grêmio Atlético do 9º Regimento, denominação que se manteve até 1941, quando foi alterada para a forma atual e definitiva.

   O Farroupilha conta entre seus feitos com 6 campeonatos da cidade de Pelotas, 1 vice -campeonato da 2ª Divisão do futebol gaúcho e outro da 3ª Divisão. Mas as suas maiores glórias foram conquistadas no Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão, certame no qual triunfou cinco vezes como campeão do Interior, além de ter garantido dois vices estaduais. E é no campeonato estadual que o Farroupilha conseguiu a maior glória de sua história, quando no ano de 1935 bateu o Grêmio, na cidade de Porto Alegre e levantou a taça de Campeão Gaúcho daquele ano.

   O Campeonato Gaúcho de 1935 revestiu-se de especial importância porque marcava os 100 anos do início da Revolução Farroupilha, evento marcante da história gaúcha, que ajudou na formação da mítica da coragem gaudéria. Assim, o Farroupilha recebeu além da taça de Campeão Gaúcho daquela temporada, o título de honra de Campeão Farroupilha, válido por um século. O pequeno clube do Fragata garantia seu lugar na história do futebol gaúcho. Esta conquista marcou de forma definitiva a alma e o coração de todos os verdadeiros torcedores do Fantasma e perpetua-se na mente de todos que conhecem um pouco da história do futebol pelotense.

O mito

   Sezefredo Ernesto da Costa, o Cardeal, nascido em Santa Vitória do Palmar foi o grande craque do Farroupilha, tricampeão citadino (1934, 1935, 1936) e Campeão Gaúcho (1935). Foi convocado para a Seleção Brasileira em 1936, quando ainda jogava no Farroupilha. Participou do Campeonato Sul Americano de 1937. Ainda atuou pelo Nacional de Montevidéu e Fluminense do Rio de Janeiro.

Principais conquistas

Campeão Gaúcho (1935);

Campeão do Interior (1934, 1935, 1959, 1961, 1967);

Vice – Campeão Gaúcho (1934, 1959);

Vice – Campeão Gaúcho da 2ª Divisão (2004);

Vice – Campeão Gaúcho da 3ª Divisão (2001);

Campeão da cidade de Pelotas (1934, 1935, 1936, 1938, 1943, 1959);

Semifinalista da Copa FGF (2005);

Campeão Estadual de Esgrima (1936);

Campeão Citadino de Basquete (1936);

Participou de 25 campeonatos gaúchos, 20 campeonatos gaúchos da 2ª Divisão e 9 campeonatos gaúchos da 3ª Divisão;

Dias de hoje

   Atualmente, o Farroupilha disputa a Terceirona Estadual, tentando voltar à Divisão de Acesso. Está no Grupo B, ao lado de Guarany de Bagé, Grêmio Esportivo Bagé, Rio Grande, Igrejinha e Sapucaiense.

Ewaldo Poeta (dir.), eterno líder do Farroupilha. FONTE: Rafael Pinto

O grupo de jogadores do Farroupilha depois da estreia vitoriosa na temporada de 2016. FONTE: Luís Artur Silva

A torcida “família” do Farroupilha. FONTE: Luís Artur Silva

Comentários

comments

Você pode gostar...