Conheça o Antiqua, clube de Rugby que vem ganhando destaque em Pelotas

Time pelotense de rugby foi criado em 2007. Foto: GIancarlo Santorum

Por Luíza Mattea

O Antiqua Rugby Clube surgiu em 2007, por um grupo de amigos que, após assistir um jogo de Rugby, se interessou pelo esporte e começou a treinar. Mas, o que no início era apenas uma atividade para descontrair, acabou se tornando um compromisso mais sério. Em 2009, após conseguir o CNPJ, o Antiqua passou a existir como Associação, jogando inicialmente com a modalidade Sevens. Com o tempo, começaram a disputar campeonatos e daí pra frente o time foi crescendo, até chegar à categoria Union, disputada atualmente pelo time masculino.

Com a organização da diretoria e a ajuda dos membros sócios, que pagam uma mensalidade para contribuir com a manutenção do clube, os treinos acontecem todas às terças-feiras, às 19h, o feminino, e 21h, o masculino, e sábados, às 14h, o feminino, e 15h, o masculino. “O clube é muito bem estruturado, tem uma diretoria completa, nos cede uniformes e tem sempre bom material pro treino”, conta a vice-capitã do time feminino, Barbara Limonta. Apesar disso, a atleta destaca que, por ser um esporte pouco divulgado, ainda tem poucos patrocinadores, trazendo algumas dificuldades, uma vez que o custo da manutenção do campo e dos materiais é alto.

Em Pelotas, o time feminino joga a modalidade sevens, que são sete atletas em campo, com dois tempos de sete minutos. Já o masculino joga na modalidade Union, com 15 jogadores e dois tempos de 40 minutos cada. Atualmente, o time masculino está sem treinador, mas conta com jogadores experientes que ministram os treinos. No time feminino, o treino físico é feito pela preparadora Camila, especialista e mestre em rugby, e o treino técnico e tático pela Melina, jogadora antiga da casa, mas que não joga no time nesse momento.

Os atletas treinam principalmente para o campeonato Gaúcho, que acontece, geralmente, no segundo semestre do ano, e estão sempre procurando novas oportunidades. Esse ano, pela primeira vez o time feminino participará do Campeonato Binacional, que vai acontecer no Uruguai em dezembro: “Pras mulheres é um espaço muito importante, porque o esporte nunca foi tão aberto e reconhecido pra gente. Ter mulheres no rugby é uma forma de luta e resistência. Aqui as mulheres descobrem a força que têm”, destaca Barbara.

Apesar de ser conhecido popularmente como violento, o rugby é um esporte muito democrático, com regras e ensinamentos. Na Antiqua, um dos principais objetivos do clube é desmistificar isso. Assim, são realizados eventos, que convidam a comunidade a conhecer o esporte: “As pessoas têm a ideia de que o rugby é um esporte violento, mas na verdade só exige muito contato físico. Como é jogado coletivamente, esse contato é necessário pra que a defesa aconteça”, explica John Schiling, jogador do clube.

No mês de novembro, o Antiqua realizou sua primeira oficina aberta de rugby, com inscrições gratuitas. A proposta do evento era realizar um treino aberto à comunidade, além de um bate papo com os atletas, visando divulgar os princípios do esporte. Em dezembro, será realizado um jogo de iniciação, que é praticado por equipes mistas. Nessa disputa, o contato físico direcionado ao portador da bola é substituído pela retirada do TAG. Para participar, é necessário preencher o formulário divulgado no evento criado no Facebook. A taxa é de R$ 5,00 por time e deverá ser efetuada até o dia 2 de dezembro para qualquer um dos organizadores.  

Comentários

comments

Você pode gostar...