O tapete vermelho invade os gramados

Por Mateus Bunde e Vicente Pardo

Com os anos passando, o futebol evoluiu. O jogo se profissionalizou, técnicas se aprimoraram, cifrões foram injetados, transformando o futebol no que ele é hoje. O esporte ganhou o mundo. O futebol, sobretudo o europeu, cresceu devido a sua preparação e organização atual, com jogos que chegam a ser comparados a grandes tramas do cinema internacional.

Nomes como Cristiano Ronaldo e Messi são tão populares quanto um dia foram James Dean e Audrey Hepburn. Com tantas evoluções, uma partida de futebol passou a ser encarada por muitos como um espetáculo. Estádios viraram teatros, com cadeiras e ingressos tão disputados como um musical da Broadway. E o alcance das transmissões televisivas fez com que o público, ao redor do globo, testemunhasse a ascensão e queda de heróis ao longo dos 90 minutos de partida.

A Liga se transformando em renda

O sucesso de uma liga no mercado internacional vai muito além de contar com grandes jogadores e envolver cifras milionárias em suas transferências, é preciso criar uma marca forte. Nesse quesito, a Barclays Premier League é o exemplo de maior sucesso no futebol mundial. A primeira divisão do campeonato Inglês, além de ser recheada de equipes grandiosas, apresenta uma organização capaz de torná-la um produto muito lucrativo para aqueles que a administram.

Foto: Reprodução EFE/EPA/ANDY RAIN

Criada em 1992 – após decisão dos clubes de deixar a Football League First Division, a qual era filiada desde 1888 –, a Premier League propiciou essa migração de uma organização fechada para uma federação mais “independente”. Essa nova aliança teve como motivo uma maior rentabilidade da Liga na venda de cotas televisivas, gerando, atualmente, um bilhão de libras por ano. A Barclays Premier League é a liga nacional futebolística mais popular do mundo, sendo transmitida por oitenta emissoras de televisão em mais de cem países.

E a antiga colônia britânica não fica distante da organização de seus colonizadores. Em 2014 foi aprovada a criação de um novo campeonato indiano de futebol: a Indian Super League (ISL). A nova liga conta com oito clubes, onde não há promoção e nem rebaixamento dos mesmos. É um torneio de exibição, sem extinguir o antigo campeonato do país, a I League. O objetivo da nova liga é popularizar o futebol no país com as contratações de craques, já veteranos, do futebol mundial. A principal regra do campeonato é trazer uma grande estrela renomada do futebol mundial. A ideia é a estampa de manchetes em grandes jornais do mundo promovendo a Indian Super League (Confira o vídeo da inauguração da Liga no final da reportagem). Jogadores como Trezeguet, Materazzi e Pires encabeçam a lista de grandes astros do futebol indiano.

‘El Clasico’ como uma partida viral pelo mundo

Real Madrid contra Barcelona. Independente do contexto, sempre que essas duas equipes se enfrentam a partida ganha um tom cinematográfico. O derby é conhecido somente como “El Clasico”, dispensando apresentações ou complementos. No último sábado (25), mais uma edição do clássico foi disputada e, em Madrid, os donos da casa venceram de virada o clube catalão pelo placar de 3 a 1. Com elencos de botar inveja a qualquer vencedor do Oscar, a partida atraiu olhares do mundo todo, até mesmo daqueles que não torcem por Real ou Barça.

Foto: Reprodução GERARD JULIEN / AFP

Os olhos do mundo se voltaram para o Santiago Bérnabeu, o tapete verde do dia. Cristiano Ronaldo, Messi, James Rodriguez e Neymar. Jogadores em evidência no jogo. Ídolos de diversas pessoas ao redor do mundo, heróis para alguns. Os jogadores tomam forma de Robert Downey Jr, Chris Evans, Mark Ruffalo e Chris Hemsworth. Os Vingadores não vestiam armaduras, capas ou acessórios. Os heróis da vez vestiam uniformes nas cores brancas ou azuis grenás. E o mundo parava para assistir, assim como o sucesso de bilheterias da Marvel.

A fuga da prisão clubística, em busca de uma apreciação livre da pressão apaixonante que o esporte proporciona, faz com que milhões de fãs do esporte procurem assistir a uma partida de grande visibilidade. “Por poder assistir a um jogo livre da ótica da paixão, ou melhor, com a paixão futebolística preenchendo o vácuo da paixão clubística, escolho o futebol requintado, que faz brilhar os olhos”, afirma o estudante Mateus Magalhães ao responder o motivo de sua preferência por assistir o clássico espanhol.

Outros fatores também demonstram que o interesse do brasileiro pelo futebol internacional vem crescendo nos últimos anos. Exemplo disso é a emissora ESPN, responsável por parte das transmissões de diversos campeonatos europeus, além da Liga dos Campeões da Europa. Considerada a maior competição de clubes do mundo, a Champions League tem destaque na grade de programação da empresa, que inclusive já transmitiu partidas finais da competição em salas de cinema espalhadas pelo país. O futebol se tornou, pra muitos, uma opção de lazer. É o mais próximo que se pode chegar, em pleno século XXI, de um coliseu com gladiadores duelando pela glória.

Abertura da Indian Football League: