O Destino De Uma Nação

Imagem: Divulgação

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Winston Churchill (Gary Oldman) está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Ministro da Grã-Bretanha. Paralelamente, ele começa a costurar um tratado de paz com a Alemanha nazista que pode significar o fim de anos de conflito.”

Joe Wright, já conhecido por Anna Karenina (2012), Peter Pan (2015), dirige o espetacular Gary Oldman em seu desempenho de Winston Churchill que, praticamente, hipnotizou a plateia do cinema com sua atuação. Ambientado na década de 40, em plena Segunda Guerra, o filme não é para qualquer público. Tem que se interessar por história mundial. Tem que gostar de dramas baseado em fatos verídicos. Tem que estar conectado com o que aconteceu naquele período.

A atmosfera, desde as primeiras cenas, é criada pela movimentação da câmera, ângulos, luzes, cores. E, caso se interesse pelo tema, será levado aos momentos críticos que antecipam a decisão da assembleia de trocar Neville Chamberlain (Ronald Pickup) por Churchill.

Claro que ainda acompanhará o Rei George VI (Ben Mendelsohn) e Halifax (Stephen Dillane) fazendo oposição nos bastidores. E a cada minuto que passa, dos 126 de duração, você viverá a incerteza de Churchill entre aceitar um acordo de paz com a Alemanha (e agradar a maioria política) ou o confronto com o ditador.

E é nessa parte do filme, em que Churchill decide retirar as tropas inglesas na Batalha de Dunkirk, que os leitores que assistiram o recente Dunkirk terão um melhor entendimento sobre o ocorrido.

Têm momentos enfadonhos, diálogos alongados e uma sensação de que a trama está se estendendo sim. Mas a atuação dos atores principais, Kristin Scott Thomas (Clementine Churchill), Lily James (Elizabeth Layton) e a imersão de Oldman, que ganhou o Globo de Ouro 2018 de Melhor Ator de Filme Dramático, são um prato cheio para quem admira o cinema sério.

Nota: 9

Confira aqui o trailer:

Comentários

comments

Você pode gostar...