O Cenário do Rock Gaúcho

 

por Rafael Viana e Roberta Pereira

O Rio Grande do Sul é marcado em sua cultura pela diversidade de ritmos musicais. Mesmo sendo um povo enraizado em suas tradições musicais, o gaúcho também abre espaço para ouvir no lugar da gaita as guitarras pesadas do bom e velho Rock and Roll. Muitas bandas nascidas em solo gaúcho ganharam projeção nacional e emplacaram grandes sucessos ultrapassando as fronteiras e conquistando o gosto do público.

Nenhum de Nós, Acústico e Valvulados, Tequila Baby e Engenheiros do Havaí são algumas bandas que – com seu som marcante – representaram o Rock Gaúcho emplacando grandes sucessos e conquistando espaço no país inteiro.

Muitas bandas novas surgem em garagens no Rio Grande do Sul, no entanto a falta de estrutura e o mercado fechado e competitivo faz com que esses talentos não sejam divulgados na grande mídia.

Nenhum de Nós é um dos grandes nomes da história do rock gaúcho. (Imagem: divulgação)

Nenhum de Nós é um dos grandes nomes da história do rock gaúcho. (Imagem: divulgação)

Thedy Corrêa, vocalista da Banda Nenhum de Nós, dá amplitude a situação da falta espaço para os novos talentos ao comparar o panorama com o cenário mundial.

– A gente não tem visto surgir grandes bandas em nível mundial, infelizmente, bandas emblemáticas, um Nirvana, um Oasis. Na escala do estado é um pouco de reflexo disso, a perda do espaço do rock como um todo. Quem sabe agora a galera se inspira e faz trabalhos que inspirem outras bandas, outros artistas – afirmou o música que está na banda desde 1986.

Novas bandas surgem a todo o momento e lutam para conquistar espaço de uma forma mais localizada. Sem compromisso com gravadoras, o cenário independente traz uma maior liberdade na hora de produzir e comercializar a música.

A banda Meretrizes circula há um tempo no cenário independente e o vocalista, Rodrigo Simões reclama da falta de espaço para a arte que é produzida.

– A cena sempre foi riquíssima, mas infelizmente essas produções por vezes não têm muito espaço nas grandes mídias ou investimento de empresários. Poucas dessas bandas ou artistas têm a oportunidade de se profissionalizar e viver exclusivamente de sua produção musical.

A união dos artistas apresenta-se como alternativa para que as novas produções saiam das garagens, e assumam posição de destaque e sucesso, tornando assim o Rock Gaúcho referência nacional em sua produção.

Comentários

comments

Você pode gostar...