Maurício Saraiva palestra aos estudantes de Jornalismo da UFPel

Por Jean Carlo dos Santos

Na noite de sexta-feira (06), no auditório localizado no quarto andar do Campus Porto da UFPel, ocorreu a palestra ofertada pela Associação Atlética Acadêmica de Jornalismo, sendo o palestrante o jornalista Maurício Saraiva.

Mauricio3.5

Foto: Yasmin Yunes

O comentarista e apresentador da RBS contou aos alunos um pouco da sua história e trajetória como jornalista, além de dar conselhos sobre a profissão. Com o auditório lotado, Maurício descreveu aos estudantes as dificuldades que ele encontrou e como conseguiu superá-las.

Para o jornalista, uma dica importante é a de seguir as oportunidades de trabalho que aparecem em vez de seguir apenas a sua pretensão profissional: “para entrar no mercado de trabalho não escolha uma posição. O sonho vem depois”. Mesmo que a carreira não siga o rumo pretendido, o jornalista recém formado deve seguir os estágios da profissão.

Outro ponto que Maurício destacou é o de manter os olhos sempre abertos para possíveis furos de reportagens. “Sejam atentos o tempo inteiro, mantenham o olhar de jornalista”, aconselhou o apresentador. Como exemplo, Maurício descreveu a experiência que teve cobrindo o Rio 92, uma das mais importantes conferências sobre o meio ambiente da história. Ao receber pouca verba para ir à conferência, acabou ficando sem dinheiro para poder almoçar junto aos demais jornalistas. Decidiu, então, ficar na entrada do evento. Sendo o único jornalista presente no local, ele pode presenciar um confronto entre os guardas da ONU e sul-africanos que estavam protestando. Com isso, ele conseguiu o primeiro furo de reportagem da carreira.

Mauricio2-3.5

Foto: Yasmin Yunes

O evento terminou com perguntas realizadas pelos estudantes na plateia. No Twitter, o repórter agradeceu aos estudantes: “na sexta, tive o carinho inesquecível dos alunos de jornalismo da UFPEL que me acolheram generosamente no auditório lotado. Obrigado!”.