Xavante atravessa o país buscando avançar na Copa do Brasil

Xavante vai em busca da classificação para próxima fase da Copa do Brasil diante do Cordino-MA, em jogo único, time pelotense joga pelo empate para avançar 

Por Éverson da Martha / Em Pauta

Na quarta-feira, 1º de Março, às 19 horas, o Brasil de Pelotas estreia na Copa do Brasil. O compromisso do xavante é bem longe de casa, no município de Barra do Corda, no estado do Maranhão, contra o Cordino. O time de Rogério Zimmermann não vence há 6 jogos, sendo 2 derrotas, (Novo Hamburgo e Internacional) e 4 empates (Caxias, Ypiranga, São José, São Luiz), e tem na Copa do Brasil além da oportunidade de avançar à próxima fase da competição nacional, a chance de embolsar uma boa quantia em dinheiro. O clube está de olho na premiação. Ao passar de fase o Brasil irá receber R$ 950 mil, dinheiro esse muito bem vindo, já que o clube enfrenta sérios problemas financeiros decorrentes das quedas de divisão no Campeonato Brasileiro. 

Para enfrentar o Cordino, nesta quarta-feira, o Brasil não conta com o atacante Rone. A viagem é um ponto importante, pois para chegar até Barra do Corda, o time saiu de Pelotas domingo à noite e chegou na terça pela manhã ao município maranhense. Depois de sair de Pelotas e fazer escala em São Paulo, pernoitar em Brasília, o Brasil parou em Teresina, capital do Piauí, onde treinou na segunda à tarde, antes de enfrentar pouco mais de 300 Km de ônibus até a cidade do jogo. 

Rogério Zimmermann está em sua quarta passagem como técnico no Brasil de Pelotas – Imagem: Jonathan da Silva/GEB

O técnico Rogério Zimmermann deve levar a campo o Brasil com: Marcelo Pitol; Jonathan Bocão, João Marcos, Rafael Dumas e Rennan Siqueira; Amaral, Guilherme Nunes e Luiz Felipe; Patrick, Marcio Jonatan e Da Silva. O Brasil joga pelo empate por estar melhor classificado, mas isso não é garantia de passagem fácil, alguns clubes tradicionais já ficaram na primeira fase este ano. Na Série A, o Cuiabá perdeu para o São Raimundo de Roraima e deu adeus a competição. Já na Série B, o Londrina foi eliminado pelo matogrossense Nova Mutum, enquanto a Chapecoense caiu em duelo estadual contra o Marcílio Dias, em Itajaí. Por fim, o campeão da competição em 1999, Juventude, também sucumbiu no primeiro jogo, caindo diante do São Luiz em Ijuí em duelo gaúcho 

O adversário 

O Cordino Esporte Clube, também conhecido como Onça da Barra, foi fundado em 8 de Março de 2010, na pequena e pacata Barra do Corda, a 460 km da capital São Luís. O time realiza seus jogos no estádio Leandro Claudio da Silva, o Leandrão, com capacidade para 1800 espectadores, o estádio passa por adaptações para receber o jogo de uma competição nacional. Gustavo Pereira, enviado do Diário Popular e único jornalista de veículo pelotense presente ao local do jogo, entrevistou o secretário de esportes do município, Carlos Moraes. Diante da grande expectativa do jogo na cidade, Moraes disse que a capacidade de público no estádio pode até aumentar de acordo com a procura por ingressos no acanhado estádio. 

Xavante corre atrás de vaga na Copa do Brasil – Foto: Jonathan Silva/AI GEB

O adversário do Xavante disputa a Copa do Brasil por ser o vice campeão estadual de 2022, mas não conseguiu repetir a campanha do ano passado, visto que o clube foi eliminado na primeira fase do maranhense 2023, depois do empate com o Chapadinha no Sábado, agora o foco total é na Copa do Brasil. 

Transmissão 

O jogo desta Quarta-feira a princípio não terá transmissão por imagens, haja vista que a competição pertence ao Grupo Globo, que sublicencia para a Amazon e nenhuma delas se interessou em transmitir a partida. As diretorias dos dois clubes consultaram a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que organiza o torneio, mas foi vetada a transmissão, até esta quarta-feira pela manhã. 

Comentários

comments

Você pode gostar...