João Gilberto: O dono da noite

Por Elise Souza

Do rock ao samba, a versatilidade do bar que virou sinônimo de sucesso

É comum, em qualquer noite agradável em Pelotas, encontrar dezenas de pessoas, principalmente universitários a procura de diversão na Gonçalves Chaves, típica rua boêmia da cidade, que serve como ponto de encontro noturno.  Esse público tem destino certo: os inúmeros bares distribuídos ao longo da rua. Há 12 anos, do sonho de dois engenheiros aposentados, surgia o mais famoso deles.

O João Gilberto Bar e Champanharia nasceu da parceria dos primos João e Gilberto Lopes que, depois de cinquentões, resolveram por em prática o que planejavam desde a juventude: abrir um Pub. Apesar de Gilberto ter abandonado a sociedade, João seguiu em frente com a ideia que o motivava. Ao longo dos anos a casa sempre ocupou o mesmo local, mas os conceitos e o público mudaram expressivamente.

O grande número de frequentadores motivou o proprietário a fazer inúmeros investimentos e diversificar as atividades do Pub. Hoje, além de bar, champanharia, casa de shows, restaurante e boate, o lugar também tem as portas abertas para exposições de arte e variadas atividades culturais, o que o leva a construir cenários totalmente diferentes em um mesmo espaço, separados somente pelo dia e hora.

Para Helio Alteman, 37, não há melhor lugar para se divertir do que no João Gilberto. Frequentador assíduo há 4 anos, Helio busca na casa, a tranquilidade que o ambiente proporciona. De acordo com ele, é possível começar a noite observando a movimentação, confortavelmente sentado e logo após, se esbaldar na pista de dança, acompanhado do que para ele, é o mais importante, a boa e velha “loura gelada” do inicio ao fim da festa.

Dos jovens aos mais maduros, a estrutura e as inúmeras atrações são preparadas para agradar a todos os tipos de público. Diante de tanta diversidade, até mesmo os mais exigentes encontram elementos para se identificar. Em mais de dez anos de existência, não é possível mensurar quantos shows e artistas já passaram pelos famosos palcos da casa, e muito menos, quantas vidas e histórias se cruzaram em cada uma das noites que o João Gilberto abriu as portas para receber a imensa energia emanada por seus mais fiéis frequentadores.

Comentários

comments

Você pode gostar...