Inclusão de alimentos orgânicos na merenda escolar

Por: Yago Moreira

O Município de Arroio do Padre é conhecido por ter uma agricultura familiar muito forte. Por conta disso, as escolas têm introduzido cada vez mais alimentos orgânicos no cardápio da merenda. O resultado dessa integração, além de ser benéfico para a saúde, tem agradado professores e estudantes.

Os alimentos produzidos no campo são levados diretamente para as cooperativas locais, que distribuem para as escolas através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Arroio do Padre ainda recebe auxílio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo com Fátima Rocha, nutricionista responsável pelas escolas, além de investir em uma alimentação saudável, com o incentivo é possível valorizar trabalhadores locais e consumir produtos confiáveis.

Já a secretária de educação da cidade, Renilda Boher, destaca o papel da agricultura familiar no processo de aprendizagem dos alunos. “É de suprema importância que esses programas forneçam produtos saudáveis para a nossa merenda, pois sabe-se que uma criança bem alimentada rende mais, pois influencia no nível cognitivo”, explica a educadora.

Alunos aguardam ansiosamente a hora da merenda. Foto: Henrique Cerqueira

A primeira escola que visitamos, Visconde de Ouro Preto, recebe alunos de quatro meses a seis anos de idade. No refeitório há um clima todo descontraído para entusiasmar as crianças na tão esperada hora do lanche. O cardápio é preparado de acordo com as necessidades de cada aluno, uma vez que a escola é dividida entre berçário, maternal e pré.

De acordo com a merendeira Katia Rodrigues, um dos maiores benefícios em optar por uma alimentação orgânica é que os produtos escolhidos para a merenda são livres de agrotóxicos. São verduras, legumes e os mais diversos tipos de frutas. Katia ainda ressalta que alguns alunos fazem cara feia, mas com as diferentes maneiras de preparar as refeições eles acabam gostando. Tem o bolo de cenoura, bolo de laranja e os legumes vão em forma de sopa, conta.

A segunda visita foi à escola Benjamin Constant. Nessa, os alunos são um pouco mais velhos. O currículo, que vai do primeiro ao nono ano, segue a mesma regra das outras escolas, com duas refeições diárias para todos os alunos.

Cardápios são elaborados de acordo com as necessidades dos alunos. Foto: Henrique Cerqueira

Após as atividades das aulas de Educação Física, sempre bate aquela fome. Então, basta tocar o sinal e logo se forma uma fila na porta da merenda. A merendeira Gracieli Fouchy conta que a escola oferece variedades de verduras, como brócolis, couve-flor, repolho e os mais diversos tipos de saladas, por isso o refeitório está sempre cheio, acrescenta.

Uma das alunas, Jenifer Schmidt, aprova a merenda oferecida pela escola. Segundo ela, a comida é gostosa, saudável e oferece muita variedade, como frutas e legumes e por isso faz tanto sucesso entre a criançada.

Vegetais orgânicos são ofertados nas merendas. Foto: Henrique Cerqueira

Hoje, além de ser uma referência em agricultura familiar, Arroio do Padre está caminhando para uma conscientização geral de que é possível incluir alimentos orgânicos na alimentação sem que ocorram perdas na qualidade das refeições.

Município conscientiza população sobre alimentação orgânica. Foto: Henrique Cerqueira