Agricultor de Piratini doa excedentes da produção e auxilia famílias vizinhas

Por: Yago Moreira

Viajando pelo o interior do município de Piratini, me deparei com a história do seu Laurentino da Silva, um pequeno produtor que utiliza os excedentes da sua plantação de uma forma muito bonita, através da solidariedade. Ele se mudou para o interior assim que se aposentou. E junto da esposa, dona Ceni, decidiu largar a rotina agitada da cidade para encontrar no campo a tranquilidade que procurava.

Esse pequeno agricultor, além de cultivar uma horta, que produz além das necessidades na família, possui uma criação de animais, na qual deposita muito carinho. Na propriedade nada é desperdiçado, todo o excedente é doado aos vizinhos, atitude que chama a atenção de quem passa pela localidade.

O produtor explica que jamais jogaria alimentos no lixo, por isso reparte tudo o que sobra. Os produtos são variados e toda a produção é orgânica. Os kits doados são compostos por alimentos como: abóboras, couve, mandioca, feijão, frutas e outras variedades. E para comprovar que realmente nada é desperdiçado, o que não se aproveita para o consumo humano vira banquete entre os animais.

Para Laurentino, a atividade rural às vezes não é valorizada pela população que vive no campo. Por conta disso, ele ressalta os benefícios que a vida campeira traz tanto para ele, quanto para a esposa. “Quem planta colhe muito mais que alimentos, colhe saúde, bem estar e qualidade de vida. Eu, das frutas faço o suco, das árvores ganho a sombra e da terra o sustento. Então eu sempre incentivo as pessoas a investirem no campo, porque pode ser uma troca muito gostosa.”

Mas como dizem popularmente por aí: ao lado de um grande homem sempre há uma grande mulher. E lá na casa do seu Laurentino não é diferente, enquanto ele cuida do gado e da horta, dona Ceni se encarrega dos afazeres domésticos e, sempre que pode, ajuda na colheita. Nos momentos de lazer ela costuma fazer crochê para se distrair e passar o tempo. São toalhas, mantas e almofadas costuradas com atenção e muito carinho.

Dessa forma, essa família vai vivendo dia após dia, cultivando uma parceria de anos, que se transformou em amor, carinho e admiração. Um cuidado mútuo e um sentimento compartilhado: a preocupação com o próximo.

Alguns dos alimentos que são doados aos vizinhos de Laurentino. Foto: Sérgio Tuninho

Alguns dos alimentos que são doados aos vizinhos de Laurentino. Foto: Sérgio Tuninho

Comentários

comments

Você pode gostar...