Doença em equinos prejudica desfiles farroupilhas

por Lauren Trindade

O Mormo é uma doença infectocontagiosa, que afeta carnívoros, pequenos ruminantes e, principalmente, os equinos. Por ser uma zoonose, é facilmente transmitida para o homem e ainda não há uma medicação conhecida para combater a doença.

A transmissão ocorre por meio da bactéria, Burkholderia mallei, que pode estar presente em alimentos contaminados ou na água. Os infectados podem apresentar um corrimento sanguinolento e formação de feridas ao redor das narinas, que, chegando ao resto do corpo, levam ao óbito.

Por esse motivo, algumas cidades do estado do Rio Grande do Sul optaram por cancelar o desfile Farroupilha no dia 20 de setembro. Um caso em equino, no estado, foi confirmado na cidade de Rolante. Após a presença detectada, tem-se um prazo de seis meses de espera e alerta, se não ocorrer novos casos, o estado volta a ficar livre da zona da doença.

Imagem: Lauren Trindade

Imagem: Lauren Trindade

O médico veterinário, Júlio César Costa da Costa, CRMV 4465, explica o que fazer para que a doença não se alastre: “Como o mormo não tem vacina, então uma vez detectado, um animal portador deve ser abatido, é como a febre aftosa que pode ser transmitida ao homem se houver contato com animais contaminados”.

O risco de causar uma epidemia é considerado baixo se houver apresentação de exames negativos para a doença.  O exame, obrigatório para a liberação da guia de trânsito do animal, pode ser realizado em laboratório ou com veterinários habilitados. O site da Secretaria da Agricultura e Pecuária do RS apresenta uma lista dos locais e profissionais aptos a realizar o exame.

Cidades que cancelaram o desfile farroupilha:

  • Piratini
  • São Lourenço do Sul
  • Rio Grande
  • Hulha Negra
  • Dom Pedrito
  • Sant’Ana do Livramento
Imagem: Lauren Trindade

Imagem: Lauren Trindade

“Como o único caso comprovado foi na cidade de Rolante, a opção de cancelar o desfile farroupilha cabe a cada cidade decidir por estarem conscientes em sinal de alerta à saúde pública, pois quanto mais animais aglomerados, mais fácil é a disseminação da doença. O exame para liberação da guia de trânsito animal custa cerca de R$100,00 e identifica se o animal possui mormo ou anemia equina”, comenta o veterinário Júlio César.

GTA: Guia de Trânsito Animal

A GTA é um documento oficial e federal de emissão obrigatória, tanto para o trânsito intraestadual, como interestadual de animais, independente da finalidade. Permite aos serviços de defesa agropecuária acompanhar a movimentação de animais, evitando assim a introdução de doenças que possam colocar em risco a população ou causar prejuízos aos produtores. Para retirar o documento, os proprietários devem procurar o escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) em seu município.

Atenção: quem for pego transportando ou comercializando animais sem a GTA está sujeito à multa e a ter a carga apreendida.

Fonte: www.aged.ma.gov.br/gta-guia-de-transito-animal/

Comentários

comments

Você pode gostar...