Coletor menstrual: um bem para você e para o planeta

Por: Tanara Hormain

O coletor menstrual é assunto em voga nos sites de redes sociais em 2016, mas já existem registros de sua existência desde 1867. Popularmente conhecido como “copinho”, ele promete fazer bem a quem usa e também ao planeta. Mas como? O coletor é reutilizável, os absorventes internos e externos não.

Ainda existe um grande preconceito contra o coletor, mas aos poucos ele vem conquistando muitas mulheres. Por exemplo a Julia Tolezano, do canal no Youtube Jout Jout Prazer, que já acumulou mais de 1,2 milhão de visualizações no vídeo chamado “VAI DE COPINHO”, realizado em seu canal, somando mais de 44 mil “gostei”. Ela conta em seu vídeo as facilidades e como foi sua adaptação ao uso dele, além de iniciar sua fala tocando em um assunto que incomoda muito as mulheres: o odor da menstruação. Mas afinal, quais são suas vantagens?

· Seu material flexível faz com que ele se adapte facilmente ao corpo, sem incômodos;

· Fácil de colocas e de tirar;

· É feito de silicone hipoalergênico, não causa alergia, não agride o PH vaginal e não deixa o sangue ficar em contato com a pele;

· Ele tem baixo risco de vazamento, ele forma uma espécie de vácuo vaginal, sendo assim você fica livre para os movimentos diários sem preocupação;

· Não libera odor, pois o sangue não fica exposto ao oxigênio;

· Tem vida útil de 10 anos.

Ele também tem alguns pontos negativos, como em relação ao absorvente externo, mas os problemas constatados até o momento estão relacionados à forma como o coletor foi colocado. Como, por exemplo, a colocação errada pode causa algumas cólicas, desconforto ou vazamentos.

Os coletores são vendidos em diversos tamanhos. Devem ser considerado fatores como virgindade, musculatura pélvica, sensibilidade local, fluxo menstrual, colo do útero, número de partos e idade. A marca Fleurity trabalha com modelos Tipo 1 e Tipo 2, respectivamente mulheres com mais de 30 anos com filhos e mulheres com menos de 30 anos sem filhos.

É interessante ter mais de um em casa, pelo menos dois, pois a limpeza dele deve ser feita de duas a três vezes por dia com água e sabão neutro, sempre com água quente. Até no microondas é possível realizar sua higienização, basta colocar em um recipiente de vidro e aquecer de 2 a 3 minutos.

Descubra o seu modelo ideal de coletor. Fonte: Fleurity

Descubra o seu modelo ideal de coletor. Fonte: Fleurity

Comentários

comments

Você pode gostar...