Hora do Enem: conteúdos gratuitos para alunos da rede pública e privada

Por: Juliana Rössler

A Hora do Enem é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para disponibilizar conteúdos de estudos para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os métodos de capacitação disponíveis, pode-se escolher entre assistir ao programa de TV, fazer simulados online, criar um plano de estudos, baixar os vídeos ou utilizar todos os recursos.

O MEC visa, através da distribuição do conteúdo, preparar os alunos para realização do exame, que é utilizado como forma de ingresso na maioria das universidades e institutos de ensino brasileiros.

Com funcionalidades diversificadas e complementares, a Hora do Enem oferece ao interessado a chance de estudar em qualquer horário. As ramificações do projeto estão descritas logo abaixo. Veja:

Programa de TV

A TV Escola veicula o programa a Hora do Enem, que transmite a cada dia da semana uma área de conhecimento diferente. Lembrando que o Exame Nacional do Ensino Médio aborda os seguintes temas: ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens códigos e suas tecnologias.

Cada programa possui 30 minutos de duração, dividido em três blocos. Durante a sua exibição, é possível se atualizar sobre as notícias referentes ao Enem e analisar questões das provas passadas.

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h. Maiores informações sobre a sintonização do canal e horários de reprise podem ser consultados no site.

Confira a programação. Foto: Reprodução/Hora do Enem

Plataforma de Estudo

Aluno matriculado no último ano do ensino médio, tanto da rede pública como privada, tem acesso às funcionalidades da plataforma até o dia 31 de janeiro de 2017. Quem não é concluinte também pode acessar o conteúdo, mas nesses casos as opções de plano de estudos inteligente e desempenho por assuntos do Enem não estarão ativadas. Porém, se o estudante desejar ter acesso, o mesmo poderá comprar planos de estudos ofertados pela plataforma.

Há possibilidade ainda de realizar o simulado disponibilizado pela funcionalidade. Ao total serão quatro provas aplicadas, e a última estará disponível nos dias 8 e 9 de outubro.

MecFlix

Com o Mecflix é possível ter acesso a diversos conteúdos separados pelas áreas de conhecimento em site de streaming totalmente gratuito. Pode-se salvar as videoaulas, avaliar os conteúdos, personalizar a exibição dos conteúdos e visualizar playlist de outros usuários.

Para mais informações acesse o site do projeto. As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, então não perca tempo e comece logo a estudar.