I Congresso Presença Negra ressalta a cultura preta Pelotense

O evento contou com apresentações culturais, musicais e educacionais sobre negritude e orgulho, demonstrando a excelência negra na cidade

Por Éverson da Martha e Marisa Campos / Em Pauta

O Congresso realizado pela Câmara Municipal de Pelotas aconteceu no auditório do Sicredi. / Foto: Marisa Campos

Nos dias 15 e 16 de novembro, no auditório do Sicredi, a Câmara Municipal de Pelotas promoveu um evento em alusão ao mês da consciência negra: o Congresso Presença Negra: Legado e Futuro. O evento trouxe representatividade e ancestralidade, trazendo palestras e painéis com profissionais, que lá contaram suas trajetórias, vivências e desafios enquanto pessoas pretas no contexto do município de Pelotas.

No cerimonial inicial, o presidente da Câmara, o vereador César Brisolara, que é um dos quatro vereadores negros da cidade, foi o anfitrião e em seu discurso, trouxe uma reflexão sobre o passado da cidade: “Hoje, a Câmara Municipal reconecta-se com sua história ao valorizar a pluralidade e a diversidade de sua representação. Neste congresso, damos voz a advogadas, empreendedoras, artistas, professores, influencers e tantas outras pessoas da nossa negritude. Rompemos com a sombra de um passado onde, em 1835, pagava-se a quantia de 400 mil réis para caçar e matar Manoel Padeiro, líder dos quilombolas”

A primeira atração foi o Mestre Griô, Dilermando de Freitas com seu tambor de Sopapo, que é patrimônio imaterial de Pelotas, percussionista desde os 13 anos, foi reconhecido como mestre Griô e seu objetivo é preservar a cultura do instrumento. Mestres Griôs são detentores de memórias, que preservam a história de um povo de geração em geração através dos saberes e fazeres de tradição oral.

O Mestre Dilermando sendo saudado na abertura do evento / Foto Everson da Martha

O mestre ressalta a importância de eventos como esse, pois a população negra sempre foi muito invisibilizada e silenciada, e que através de políticas públicas finalmente essa comunidade passa a ter voz e finaliza ressaltando o quão essencial é a educação na vida, principalmente dos jovens negros.

No primeiro dia tiveram painéis sobre o empreendedorismo negro, comunicação, música e maternidade com diversos profissionais negros que atuam em Pelotas e o destaque da primeira noite ficou por conta do rapper Zudizilla, pelotense, que atualmente reside em São Paulo.

Rapper Zudizilla, muito prestigiado no evento. / Foto: Marisa Campos

Já no segundo dia do evento aconteceram mais painéis e palestras, e para finalizar houve uma Sessão Solene ao Mestre Batista, percursor ao introduzir o Sopapo nas escolas de samba de Pelotas, Rio de Janeiro e Bahia, que ministrava oficinas em escolas de Pelotas e também já foi reconhecido como Mestre Griô, um ícone para a cultura negra Pelotense.

O Congresso foi de extrema importância para a cultura negra gaúcha e de Pelotas, demonstrando a excelência do negro em diversas áreas, é esperado por todos que ocorram mais edições do Congresso no futuro.