Festival de Cannes começa na terça e filme brasileiro pode levar o prêmio máximo

Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, concorre a Palma de Ouro, prêmio mais importante do festival

Por Marco Gavião

Bacurau é a esperança do Brasil em conquistar sua segunda Palma de Ouro (Foto: Victor Jucá)

Bacurau, de Kleber Mendonça Filho (Aquarius, O Som ao Redor) e Juliano Dormelles, conta a história da cidade de mesmo nome, no interior nordestino, que passa a sofrer estranhos acontecimentos após a morte de sua matriarca. Nesse filme, Kleber repete sua bem sucedida parceria com Sônia Braga, que se junta a Karine Teles, Udo Kier e Silvero Pereira ao elenco.

A concorrência do filme brasileiro será forte, tendo que enfrentar filmes de cineastas renomados como The Dead Don’t Die, de Jim Jarmusch; A Hidden Life, de Terrence Malick (vencedor da Palma em 2011 por A Árvore da Vida); Era uma Vez em… Hollywood, de Quentin Tarantino (vencedor da Palma em 1994 por Pulp Fiction); Dolor y gloria, de Pedro Almodóvar e Sorry We Missed You, de Ken Loach (duas vezes ganhador da Palma, em 2006 e 2016, por Ventos da Liberdade, e Eu, Daniel Blake, respectivamente).

Outro filme brasileiro que terá espaço no festival será A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz (Madame Satã, A Praia do Futuro), baseado no livro homônimo de Martha Batalha, que conta a história da personagem título, vivida por Carol Duarte e Fernanda Montenegro, que passou sua vida inteira como dona de casa, e tornando-se, assim como diversas mulheres da época que o filme retrata, invisível. A obra será exibida na sessão Un Certain Regard.

Em tempos de desvalorização do cinema nacional, torna-se fundamental a sua presença nas grandes premiações, para que nomes como Kleber e Karim mostrem seu talento e sua mensagem para o público, especialmente o nosso.

Comentários

comments

Você pode gostar...