Estudantes participam do 2° Festival de Euterpe da Canção Estudantil de Pelotas

Evento reuniu diversos estudantes do ensino médio e universidade para apresentações de músicas autorais

Por Gabriel Dias de Medeiros / Em Pauta

O 2° Festival Euterpe da Canção Estudantil de Pelotas ocorreu no final da tarde de 7 de dezembro, no auditório Enilda Feistauer, no IFSul Câmpus Pelotas. O Festival é responsável por premiar alunos do ensino médio e universitários por composições de músicas autorais.

A edição deste ano contou com sete apresentações, além de apresentações musicais do coordenador do projeto, o professor de Música, Marco Antônio Fragoso e músicos pelotenses. Os estudantes participantes concorreram a cinco premiações, nas categorias: melhor música-universitário, melhor música-ensino médio, melhor arranjo, melhor intérprete e melhor instrumentista. Todos os participantes também receberam uma ajuda de custo de R$ 200, com o propósito de incentivar os estudantes para que continuem produzindo novas músicas autorais.

Apresentação de estudantes.  Foto: Gabriel Medeiros

Um dos organizadores do evento, responsável pela Coordenadoria de Atividades Culturais (COAC) do IFSul, Wagner Passos, elogiou todos os estudantes que se inscreveram para o Festival: “Para nós, essas sete apresentações foram uma surpresa, exatamente pela qualidade que os estudantes apresentam suas composições”, comentou Wagner.

De acordo com o coordenador do Festival, Marco Antônio Fragoso, o Rio Grande do Sul é um estado em que ocorrem diversos festivais musicais, nesse sentido, Marco criou o Festival Euterpe da Canção Estudantil no ano passado, com o objetivo de incentivar estudantes de música a comporem suas próprias canções. O professor de música ainda ressaltou a importância de eventos como esse, que enfatizam aspectos como a “música, cultura,  tradição e aspectos sociais da nossa sociedade”. Além disso, o coordenador do Festival ressaltou a importância da música como papel fundamental e transformador na vida das pessoas: “A música também nos dá esse poder de autoestima, confiança e criatividade”, afirmou Marco.

O “Festival Euterpe da Canção Estudantil de Pelotas” é um projeto de extensão contemplado pelo Edital de Cultura PROEX 03/2023, com apoio da COAC, Diretoria de Pesquisa e Extensão (DIRPEX), Coordenadoria de Apoio às Atividades de Audiovisual  (COAAUDI) e  Coordenadoria de Produção e Editoração Gráfica (COPEG).

Premiações:

Melhor música-universitário: “Me leve para Paris”, de Emanuelle Porto Nornberg

Melhor música-ensino médio e melhor intérprete: “Até o amanhecer”, de Isadora Sell Fischer e Pablo Soares

Melhor arranjo e melhor instrumentista: “Eclipse n°1”, de Leo Francisco de Barba Biehl

1° Menção Honrosa: “Acho melhor se afastar”, de Octávio Furtado de Furtado e Michele Villela Pereira

2° Menção Honrosa: “Bicicleta”, de Victor Luiz do Carmo Bretanha

3° Menção Honrosa: “Em seu Sangue serei santo”, de Samuel Rodrigues Bartz