Espaço Cultural e Histórico na cidade do Rio Grande

Miniaturas e réplicas de armas de fogo adornam as paredes do espaço. Imagem: Prefeitura Municipal do Rio Grande

Por Ananda Vergara

Rio Grande ganha mais um espaço cultural, o “Espaço Cultural e Histórico Rio Grande de São Pedro: Um passeio na História”, quee está localizado no Chalé 31 do Mercado Público Municipal. O projeto foi idealizado pelos irmãos José Carlos e Urano Espíndola, e visa divulgar a história da cidade.

Para a realização do projeto há uma parceria com a Prefeitura Municipal da cidade através das secretarias da Cultura (SeCult) e do Desenvolvimento Primário (SMDP). As obras estão expostas para a visitação do público de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h30, com agendamento prévio pelo telefone (53) 3232-1048.

No espaço é possível identificar a formação histórica e cultural da cidade de Rio Grande. Há uma concentração de objetos que remontam a história para que crianças e adultos vislumbrem detalhadamente como foi o passado do município. Maquetes, miniaturas de soldados e réplicas de espadas e armas de fogo estão presentes no local a fim de ressaltar a forma como a localidade fo colonizada. Para José Carlos Espíndola, ter um espaço do tipo na cidade é uma forma de manter na memória os feitos dos antepassados da população riograndina.

Escolas do Município de Rio Grande terão gratuidade para conhecer o espaço. O projeto atuará como apoio pedagógico para auxiliar no ensino das crianças sobre a cultura da região. Contudo, para aqueles que quiserem visitar o projeto e conhecer de perto a iniciativa dos irmãos, haverá um custo simbólico que ajudará na conservação e manutenção das peças e da sede.

Comentários

comments

Você pode gostar...