Outubro Rosa: juntos pela prevenção do câncer de mama

Imagem: Reprodução/Facebook

Por Luiza Mattea

A campanha Outubro Rosa surgiu em 1990 com o propósito de conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, a ação busca incentivar a participação ativa da população e instituições médicas na luta contra uma das doenças mais comuns entre o público feminino. Com a intenção de arrecadar fundos em prol da saúde, diversos eventos são organizados durante o mês de outubro – como caminhadas, palestras, eventos esportivos e rodas de conversa.

O Instituto Buquê de Amor

Em Pelotas, o tempo de espera para realização da mamografia gratuita é longo – mesmo que a avaliação médica regular seja um fator fundamental para a prevenção da doença. No Brasil, recomenda-se a realização do exame a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Considerando isso, o Instituto Buquê de Amor (IBA), fundado por Janice Santos, em 2013, busca facilitar o acesso ao exame para mulheres com dificuldades financeiras. Tais Grigoletti, voluntária do projeto, comenta sobre a dificuldade em alcançar um sistema ágil de saúde: “A gente faz essas mamografias para as mulheres não terem que ficar dois anos esperando – no mínimo – devido a necessidade do diagnóstico precoce. A única coisa que cura o câncer de mama é o diagnóstico precoce”.

Entre as suas atividades socioeducacionais, pode-se citar a doação de lenços e flores às pacientes em tratamento quimioterápico e radioterápico. Atualmente, o IBA ampliou as suas atividades e se tornou sede de diversos encontros mensais que proporcionam a troca de experiências entre as mulheres portadoras da doença com o acompanhamento psicológico necessário.

Acompanhe os eventos alusivos ao Outubro Rosa:

No mês de outubro, o Instituto Buquê de Amor realiza a caminhada “Conversando e caminhando pela prevenção do câncer de mama”, que ocorrerá no próximo dia 26, às 15h30min. A saída será na UBS Dom Pedro I, no bairro Fragata, alcançando a padaria Estrela ao final do percurso.

Divulgação do evento. Imagem: Luiza Mattea/Arquivo Pessoal

Outros eventos também estão chamando a atenção na cidade. O Hospital São Francisco de Paula, em parceria com a Universidade Católica de Pelotas e a Liga Feminina de Combate ao Câncer, realizará no dia 28 deste mês, às 10h, uma caminhada para promover o Outubro Rosa. Com saída em frente ao Centro, o evento busca recolher fundos para a compra de uma pistola de biópsia mamária por meio da venda de camisetas personalizadas. Além da caminhada, o hospital irá realizar outras ações como missas e palestras informativas.

O caso de Ana Maria da Fonseca Vieira

Ao relatar um pouco da luta contra o câncer, Ana Maria afirma que realizou mamografias, sempre com bons resultados. Em 2015, ao completar um ano do último exame realizado, foi observada uma alteração e a ginecologista logo a encaminhou a um mastologista. “Nesse momento, comecei a fazer exames, sempre com o apoio da família e dos amigos. Fiz biópsia, deu câncer. Optei por tirar o seio. Sempre tive muita fé, nós precisamos ter fé. Minha recuperação foi boa, fiz quimioterapia, fiquei careca, mas venci.” conta. Ainda, relata que continua fazendo exames, periodicamente, por entender a importância para a prevenção da doença. “Quem está passando por isso não pode se desesperar, tudo tem uma saída, principalmente o câncer. Tu tens que colocar na cabeça que tu podes vencer, nada é por acaso e nós, mulheres, somos guerreiras. Quando tu recebes a notícia, ficas sem chão. Mas não é o fim da vida, é o inicio de uma caminhada” finaliza Ana Maria.

Conheça o IBA clicando aqui