De olho nos gastos de energia

Por Karina Vaz e Yasmin Yunes

 

Com a chegada do verão, Pelotas enfrenta mais uma vez o calor intenso. Por isso, devido às altas temperaturas, o consumo de energia elétrica e de água aumenta consideravelmente nesta época do ano.

 

Foto: Jaime Batista da Silva

Foto: Jaime Batista da Silva

Os pelotenses estão enfrentando problemas referentes a interrupções do fornecimento de luz e falta de água. O consumo de energia aumenta mais no verão por causa do uso de ar condicionado e ventiladores. Segundo um especialista, que preferiu permanecer anônimo, do Departamento de Projetos da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), na região sul também há a irrigação de arroz e a secagem de fumo que contribuem para a sobrecarga de energia.

Em relação à falta de luz, ele diz que essa sobrecarga não é a principal causa, mas sim a mais pontual. “Não dá para situar uma região específica, porque em qualquer lugar pode acontecer. Às vezes, um temporal, uma árvore que encosta na rede ou um cabo que rebenta são motivos para haver interrupções de luz”, explica.

O especialista também alerta aos consumidores para que eles declarem seus aparelhos para que a CEEE possa tomar medidas preventivas em relação às quedas de luz. “Usar energia, mas usar em benefício. Não em desperdício”, salienta. Para ele, deixar uma sala refrigerada sem ter ninguém ou a porta da geladeira aberta são exemplos de situações em que há gasto desnecessário de energia elétrica.

Por causa das extremas temperaturas no verão, o ar condicionado passa ligado por longos períodos de tempo nas casas. O especialista explica que mais pessoas estão utilizando o aparelho. Enquanto um ar condicionado de uma casa ou loja está ligado, o da outra também está. E, por isso, coincide o uso dos dois, somam-se e ocasiona a carga na rede. Já no inverno, quando a temperatura não está tão extrema, há pessoas que o utilizam e, outras não, resultando numa diversidade maior do uso de ar condicionado.

A falta de luz constante nas casas também pode acarretar prejuízos à CEEE. “Se as interrupções passarem das metas, então tem o pagamento de penalidade para o cliente que sofreu essas interrupções”, explica.

Não é só o consumo de energia que aumenta nessa época do ano, a maioria dos pelotenses também utiliza mais a água no verão. “As pessoas tomam mais banhos e lavam mais suas roupas por causa das altas temperaturas”, comenta Arnaldo Soares, engenheiro civil e assessor de planejamento do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP).

Arnaldo explica que o consumo de água é proporcional ao número de habitantes e que este aumenta a cada ano que passa. Por isso, a cidade de Pelotas não possui estrutura para atender o tamanho da população, ocasionando a falta de água.

Para estimular a conscientização das pessoas, o SANEP possui um projeto em desenvolvimento que tem a intenção de tornar o gasto mensal equivalente ao consumo. “O proprietário irá pagar apenas o que consumir. Terá uma tarifa básica, mas o pagamento será referente ao consumo e não ao tamanho da residência”, explica.

Segundo o engenheiro civil, além das redes abastecedoras serem precárias, a topografia da cidade não colabora para a circulação da água. “O SANEP possui muita demanda e muitas vezes a água não consegue chegar às residências devido à precariedade do sistema”. Dessa forma, o acesso da água em lugares altos é dificultado também pela grande distância dos reservatórios.

Comentários

comments

Você pode gostar...