CURSOS DO CCQFA DA UFPEL REALIZAM II SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA

Por: Lenise Slawski Soares

Entre os dias 24 e 27 de Julho aconteceu, no Campus Capão do Leão, a II Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, o CCQFA. Dentro deste evento ocorrem diversas semanas acadêmicas dos cursos integrantes do CCQFA e uma delas é a Semana Integrada de Alimentos, organizada pelos diretórios acadêmicos dos cursos de Química de Alimentos e Tecnologia em Alimentos.

Foto: reprodução/organização

A Semana Acadêmica Integrada de Alimentos é coordenada pela professora Caroline Bastos e o professor Eliezer Gandra e traz como tema “O Profissional de Alimentos: atuação, perspectivas e futuro”. Os dias foram preenchidos com palestras de egressos dos dois cursos organizadores, os quais falaram sobre suas experiências durante a graduação e após receberem o diploma de formação, além de minicursos que trouxeram um pouco da parte prática de algumas áreas.

O evento surgiu com o propósito de mostrar aos alunos a importância de ter uma vida acadêmica ativa, bem como ajudar nos desafios diários de uma profissão de tamanha relevância para a sociedade. Trazer antigos alunos que já estão no mercado de trabalho para falarem sobre suas trajetórias faz com que os estudantes tenham uma visão mais ampla da profissão e mais perspectivas positivas para o futuro.

Helena Vitola, doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, falou da sensação de estar novamente na Universidade falando com seus futuros colegas de profissão.

“O convite foi muito especial, pois eu tenho um carinho imenso por todos os professores e também já chego cultivando um carinho pelos novos alunos do curso. Como é um número pequeno de pessoas, a gente acaba se tornando uma família”.

Helena ainda falou da alegria de ver o quanto o curso de Química de Alimentos cresceu e se desenvolveu dentro da universidade, desde a época que ela era da graduação e também salientou a importância de participar de eventos como esse, para uma boa formação.

Vicente Wieth, que é aluno do curso Técnico em Agroindústria do CAVG, participou da Semana Acadêmica como ouvinte e destacou pontos positivos do evento. “É importante termos essa oportunidade de conhecer as áreas de atuação, tanto do curso de Química, quanto de Tecnologia, ambos do ramo de alimentos, para que assim tenhamos uma base do percurso que vamos fazer quando profissionais”.

Foto: reprodução/organização

Além de toda programação, houve sorteio de brindes ofertados pelos patrocinadores do evento e cafés que possibilitaram uma maior interação entre os participantes.