Jornalismo em tempo real

Na quarta noite da Semana Acadêmica do curso de Jornalismo, Patrícia Comunello dividiu suas experiências com os presentes.

Por Julia Mello dos Santos, Arildo Palermo eThaison Villar

       Na noite do dia 18 de maio, Patrícia Comunello, editora do Jornal do Comércio em Porto Alegre, conversou com o público presente no Auditório do antigo Campus II da UCPel sobre jornalismo e democracia no âmbito digital. A jornalista, formada pela UFSM, foi a convidada da quarta noite da Semana Acadêmica do Jornalismo da UFPel, realizada pelo Centro Acadêmico Patrícia Galvão.

(Foto: Thaison Villar)

      A profissional ressaltou, no início de sua fala, que estamos em um momento único, de grandes mudanças no país, em que o jornalismo se torna primordial, ganhando relevância com a internet e com as redes sociais, tendo em vista que o jornalismo ocorre em tempo real, e que as pessoas muitas vezes se pautam pelo que aparece em suas timelines.

      Em relação ao tipo de conteúdo, Patrícia destacou que os leitores querem aprofundar-se nas informações, e que, mais do que nunca, é necessário para o jornalista ter o cuidado na apuração dos fatos e construção do conteúdo, especialmente na internet, veículo que se move tão rapidamente. Ainda, a apuração se faz primordial em virtude da grande concorrência existente na internet, e da quantidade de notícias falsas que são publicadas. Para ela, os conteúdos em vídeos na rede tendem a aumentar expressivamente, sendo dominantes a partir dos anos de 2018 e 2019.

      A conversa abordou as funções do jornalista, que para a palestrante, deve sempre buscar trabalhar a informação visando a melhoria da vida das pessoas, como informar a população de seus direitos. A profissional considera de extrema importância que o jornalista domine seu conteúdo, buscando, se possível, fazer uma formação continuada, como mestrado e doutorado.

     Com vasta experiência na área de economia, Patrícia considera que o jornalismo está se encaminhando para uma área mais científica, e que assuntos como, política econômica, por mexerem muito com a vida das pessoas, devem ser traduzidos para o grande público da melhor forma possível.  “É importante que o jornalismo não passe somente a visão de uma minoria privilegiada, e sim aquela que interesse à maioria da população”, ressaltou.

(Foto: Thaison Villar)

 

      Abrindo espaço para perguntas, a profissional contou um pouco de sua trajetória. Formou-se pela UFSM, e trabalhou na Zero Hora da cidade, antes de mudar-se para Porto Alegre para trabalhar na editoria de economia do jornal. Após, iniciou a graduação em economia, e viu a transição do jornalismo impresso para o digital, com o surgimento do ClicRBS, no qual atuou. Posteriormente, Patrícia passou a trabalhar no Jornal do Comércio em Porto Alegre, onde está até hoje. Também realizou diversos cursos na área de economia e cursa atualmente pós-graduação na PUC, em jornalismo digital.

    Falando sobre os desafios de se realizar jornalismo econômico em cidades de interior, Patrícia destaca a importância do jornalista sempre tentar pegar um detalhe diferente dos outros, dando um diferencial àquela cobertura.

     A seguir, a conversa abordou a dificuldade de se tornar o jornalismo econômico mais acessível e interessante para um grande público. A palestrante considera de suma importância conhecer quem é o público leitor de seu veículo, e atenta para a necessidade de se explicar os termos técnicos, pois para ela as pessoas querem entender melhor a área de economia. Considera também relevante inserir o assunto no cotidiano das pessoas, tratando de assuntos como variação do salário e seus impactos no consumo, supermercado, planos de saúde. Ainda, a jornalista exemplifica que, através de “cases”, inserindo-se personagens na notícia, ela torna-se de mais fácil identificação para o público. Nossa equipe entrevistou a aluna Karen Krüger, 5º semestre do curso de Jornalismo da UFPel, satisfeita com a palestra disse:  “A palestrante confirmou o que aprendemos em sala de aula em relação à profissão e ao mercado de trabalho e acrescentou em alguns aspectos, como a necessidade de adquirir conhecimento e de continuar estudando e se aprimorando após a graduação. Elas nos trouxe também, estímulo para continuar a estudar e ser os melhores profissionais possíveis.”

       Encerrando a conversa, a convidada destacou que é primordial para o jornalista entender as redes sociais e o universo digital, além de se especializar sempre, na medida do possível.

        A IV Semana Acadêmica do Curso de Jornalismo da UFPel encerra-se nesta sexta-feira, 19 de maio.

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