Apresentação de trabalhos e palestra marcam o terceiro dia de Semana Acadêmica

Por Camila Almeida, Mariana Hallal e Marina Amaral

O terceiro dia da IV Semana Acadêmica do Jornalismo ocorreu nesta quarta-feira (17). O primeiro destaque do dia foi a apresentação de trabalhos acadêmicos feitos por alunos do curso, que ocorreu na parte da tarde no Campus Porto. Já à noite, a atração foi uma palestra com Douglas Cauduro, apresentador e comentarista na rádio GreNal, realizada no auditório do campus II, prédio que pertencia à Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Uma tarde dedicada à troca de conhecimento

Um espaço para diferentes linhas teóricas e abordagens foi dado a estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A partir das 15h de quarta-feira, quatro trabalhos foram apresentados no Auditório da Reitoria do Campus Porto, como parte do cronograma da IV Semana Acadêmica do Jornalismo, organizada pelo Centro Acadêmico Patrícia Galvão.

Calvin, aluno do 7º semestre do Jornalismo, apresentou seu artigo na tarde de quarta-feira. (Foto: Mariana Hallal)

Com a participação de uma bancada de três professores do curso, a apresentação contou com temas bem variados, que foram desde o Jornalismo Cultural até o machismo presente na mídia e a pedofilia. Além disso, houve espaço para a Comunicação Comunitária e uma análise de uma das revistas que foi considerada uma das mais famosas entre os adolescentes, a Capricho. Os alunos participantes estão aguardando a aprovação dos artigos no Intercom Sul 2017, um congresso que reúne estudantes, profissionais e pesquisadores da Comunicação. A edição deste ano ocorrerá nos dias 15,16 e 17 de junho em Caxias do Sul.

A professora Silvia Meirelles afirmou que acha muito importante esse espaço para os alunos apresentarem seus trabalhos, e espera que nas próximas Semanas Acadêmica isso se repita. Com o trabalho intitulado “Análise do discurso de duas reportagens sobre estupro de vulnerável do G1”, Karen Krüger e Júlia Mello dos Santos, questionadas sobre o espaço para a exibição dos trabalhos, contam que acharam “importante para treinar para o Intercom e contribuir com a Semana Acadêmica”.

Jornalismo, ditadura militar e esporte

Douglas Cauduro é jornalista formado pela PUCRS e, atualmente, trabalha como comentarista e apresentador na rádio Grenal, voltada ao futebol gaúcho. Além disso, é autor do livro “Ditadura Militar: a cobertura de cinco jornais de Porto Alegre em 1964”. Durante a palestra, realizada no auditório do campus II, antigo prédio da Universidade Católica de Pelotas, abordou os assuntos presentes em seu livro. Em um segundo momento, pautou o jornalismo esportivo.

Douglas Cauduro foi o palestrante da noite de quarta-feira. Foto: Mariana Hallal

No início da noite, Douglas falou sobre a posição dos jornais que analisou em relação ao golpe militar que se instaurava no país em 1964. Ele ressaltou a importância de relembrar o papel do jornalismo na época: “nunca esquecer é a forma de não repetir o passado”, afirmou.

O jornalista contou que, para a realização do estudo, buscou jornais antigos em museus de Porto Alegre. “Foi um trabalho difícil porque o material estava bastante danificado”, lembrou. Ele também revelou que usou a técnica do lead jornalístico para orientar a produção do livro, respondendo a cinco questões básicas: o que, quem, quando, onde e como.

No final da primeira etapa de palestra houve o sorteio de nove exemplares do livro, seguido de um coffee break de quinze minutos. Logo após, teve início a segunda parte de conversa, que tratou do jornalismo esportivo.

Estudantes de Jornalismo lotaram o auditório do campus II. Foto: Mariana Hallal

Nesta última etapa, o palestrante expôs a sua rotina na rádio em que atua e explicou a organização dos programas que apresenta de segunda a sábado. Além disso, abriu espaço para perguntas e, consequentemente, debates relacionados ao jornalismo esportivo. Foi discutida a representação de outros esportes além do futebol (como os jogos online) na TV aberta, a questão da transmissão de partidas através de outras mídias que não seja a televisiva, como, por exemplo, o rádio e a internet, e o papel da mulher no jornalismo esportivo.

Sara Rosa, aluna do 5º semestre do curso de Jornalismo, contou que gostou muito da palestra. “O Douglas tem conhecimento do que fala, é bem acessível, didático e tem uma fala simples. Deu para perceber que ele conhece bem tanto o futebol do interior e da capital quanto o internacional”, elogia.

A IV Semana Acadêmica do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas começou no dia 15 de maio e se estende até o dia 19 do mesmo mês.