Um dia na ONU em Pelotas

Pelotas Mun, projeto de extensão da UFPel, está com inscrições abertas até o próximo dia 28. Evento ocorre nos dias 26 e 27 de agosto.

Pelotas Mun é um projeto de extensão da UFPel para que alunos vivam a diplomacia. Foto: Divulgação

Por Kaique Cangirana / Em Pauta

O projeto de extensão da UFPel, Pelotas Mun, promove uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) com debates entre nações em comitês internacionais e a cobertura por jornais de diversas partes do mundo. O evento acontece nos dias 26 e 27 de agosto e tem vagas limitadas, aceitando inscrições até a próxima sexta-feira (28).

Antes da simulação, todos os inscritos terão um treinamento para capacitação, a Mock é organizada com o objetivo de auxiliar o participante junto ao guia de regras disponibilizado pela equipe do Acadêmico e da Press. Além de contribuir no desenvolvimento acadêmico do participante, o Pelotas Mun oferta mais de 25 horas complementares para os dois dias de simulação repletos de debate, palestras e convidados ilustres. 

O projeto é composto por jornalistas que representarão os jornais: China Daily, El País, The Washington Post e Folha de São Paulo, e delegados, que representarão os países nos comitês: AGNU, ACNUR e UNSC. Todas as vagas para imprensa internacional já foram preenchidas, mas ainda há vagas para delegados nos comitês.

Sabrina Barcelos, Secretária Administrativa do Pelotas Mun, explica como funciona o projeto e as principais funções dos participantes:

“O evento acontece uma vez ao ano durante um fim de semana em que os participantes se reúnem para que aconteça os debates. Secionamos os comitês que são órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) e a partir disso, as pessoas têm a oportunidade de representar as delegações em uma simulação de reuniões da ONU. Os participantes precisam estudar as leis, os contextos históricos e o posicionamento dos países dentro das temáticas tradadas nos comitês” ressaltou. 

Sabrina também descreve a atuação dos jornalistas na simulação como “responsáveis por representar os jornais adotando uma postura de acordo com a sua linha editorial, seja de um jornal mais neutro, de esquerda, liberal ou governamental como o China Daily, por exemplo”. O acompanhamento da imprensa gera publicações que são feitas como pequenas matérias de jornal durante a cobertura dos debates entre delegados, destacou a Secretária. 

Por último, Sabrina exaltou a capacidade do Pelotas Mun em contribuir para o desenvolvimento de habilidades em dois dias de evento e durante toda a sua organização: “É um projeto importante e que proporciona a oportunidade de unir e desenvolver habilidades em campos como o direito, a diplomacia, ciência política, jornalismo e muito mais.” 

Participantes da edição de 2022 do Pelotas Mun. Foto: Divulgação

Gustavo Ferreira, Secretário Geral do Pelotas Mun, está no projeto desde que ingressou na universidade em 2020 e relatou um pouco da contribuição do evento: 

“É preciso dividir como o Pelotas Mun pode contribuir para nós como acadêmicos, profissionais e como pessoa. Posso dizer que aprendi mais no Pelotas Mun do que em sala de aula, não é nenhuma forma de desmerecer as aulas e toda a teoria presente nas matérias, mas a experiência prática que o projeto oferece, contribui para o aprendizado que teríamos apenas em tese.”

O Secretário lembra sua experiência pessoal com projeto: “O Pelotas Mun foi a melhor experiência acadêmica que tive em termos de projeto. Já participei de outros projetos de extensão, pesquisa e ensino e nenhum deles chegou próximo de ter a contribuição do Pelotas Mun. A autonomia e liberdade de criar propostas e executar planos, é um grande diferencial na minha experiencia acadêmica”, disse.     

Gustavo também destaca a importância do evento deste ano: 

“Em 2020 não tivemos edição devido a pandemia, seguimos em 2021 com o evento realizado de forma online e apenas no último ano voltamos a simulação de forma presencial, o que foi um desafio em termos de organização, pois basicamente tivemos que aprender de novo. Em 2022 tivemos a iniciativa de retomada e neste ano teremos a consolidação deste modelo de evento presencial”, ressalta. 

Gustavo avalia o projeto com boas expectativas da equipe de organização, convidados e participantes do Pelotas Mun: “Teremos parceiros incríveis nessa edição com um reconhecimento institucional ainda maior do que foi no ano passado, isso vai se refletir nos convidados que estamos trazendo nesta edição, o que  sintetiza o trabalho que realizamos durante o ano todo, não só de uma área específica do projeto, mas também de pessoas de diversos cursos diferentes”. 

Neste ano, o projeto completou 10 anos desde sua primeira edição em 2013 e tem como novidade um sorteio de bolsa de intercâmbio em parceria com a AIESEC. Associados da Atlética Nórdica têm desconto na taxa de inscrição de R$45,00 e a isenção de inscrição está disponível para estudantes de escolas públicas e beneficiários da PRAE na UFPel. A inscrição para o projeto deve ser feita pelo formulário online. 

Comentários

comments

Você pode gostar...