Conselho de Planejamento da UFPel realiza eleições em agosto

A eleição para a nova composição do Conselho de Planejamento (Coplan) da Universidade Federal de Pelotas acontece a partir das 8h no dia 22 de agosto e vai até às 12h do dia 23 pelo sistema virtual Helios Voting.

Por Kaique Cangirana / Agência Em Pauta

Universidade Federal de Pelotas. Imagem: Reprodução/RBSTV

A Comissão Organizadora Eleitoral (COE) prorrogou o prazo de inscrição até dia 31/07 pela falta de candidaturas suficientes para a composição das cadeiras do comitê articulador. Ao todo, 11 membros e seus suplentes integram o comitê nas chamadas Divisões Temáticas, grupos que contemplam diversas representações da comunidade acadêmica durante o mandato de 24 meses.

A homologação das chapas inscritas deve ocorrer até um dia útil após o encerramento das inscrições segundo o edital emitido pela COE.

A composição das chapas está prevista no edital nas seguintes categorias:

• I – dois(duas) representantes titulares discentes, e respectivos(as) suplentes, eleitos(as) por pares;
  • II – dois(duas) representantes titulares docentes, e respectivos(as) suplentes, eleitos(as) por pares;
  • III – dois(duas) representantes titulares técnico-administrativos(as) em educação e respectivos(as) suplentes, eleitos(as) por pares;
  • IV – Um(a) representante e respectivo(a) suplente da Zona Capão do Leão, independentemente da categoria a que pertençam;
  • V – Um(a) representante titular e respectivo(a) suplente da Zona Centro-Sul, independentemente da categoria a que pertençam;
  • VI – Um(a) representante titular e respectivo(a) suplente da Zona Balsa-Porto, independentemente da categoria a que pertençam;
  • VIII – Um membro titular e respectivo(a) suplente da comunidade externa à UFPel, proveniente de entidade participante do Fórum Social da UFPel ou de órgão de natureza consultiva congênere”.

O Coplan foi aprovado a partir da resolução 10 de 22 de agosto de 2018 da Secretaria dos Conselho Superiores (CONSUN) e tem como objetivo, deliberar e definir sobre temas pertinentes para o desenvolvimento futuro do espaço acadêmico.

O Coplan permite que seus conselheiros representem variados campos da comunidade acadêmica da UFPel com a deliberação e elaboração de políticas institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional. O Conselho realiza suas atividades com a “função de emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade.”

O Edital prevê que todas as informações sobre o processo eleitoral devem ser mediadas pela Comissão Eleitoral, os contatos devem ser realizados pelo canal oficial da COE no email: coecoplan@ufpel.edu.br.

O edital para incrição de chapas pode ser acessado pelo site da UFPel. Para conferir a lista de votantes, homologação de chapas e obter mais informações, acesse a página do Coplan.