A candidata da continuidade

Por: Luís Artur Janes Silva

Paula Schild Mascarenhas, 46 anos, professora universitária e a atual vice-prefeita de Pelotas. Este é o cartão de apresentação da candidata que pretende dar continuidade ao ideário político que comanda a cidade de Pelotas há quase 12 anos.

A articulação da candidatura de Paula Mascarenhas consolidou-se em março de 2016, quando a vice-prefeita deixou depois de 16 anos o Partido Popular Socialista (PPS), partido no qual começou a sua vida política sob a orientação do ex-prefeito Bernardo de Souza. Sua ida ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e a posterior negativa do atual prefeito, Eduardo Leite (PSDB), de concorrer à reeleição, alçaram Mascarenhas à condição de candidata no pleito de outubro, encabeçando uma coligação que tem o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido da República (PR), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), PPS, Partido Social Democrático (PSD), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Verde (PV), Partido Social Cristão (PSC) e Solidariedade (SDD).

A candidata tucana usa como principal estratégia de campanha garantir a manutenção das inúmeras obras de infraestrutura que foram iniciadas no último ano da administração Eduardo Leite e possibilitadas na sua maioria pelo aporte financeiro oferecido pelo Governo Federal, através do PAC Pavimentação. Por exemplo, para garantir a pavimentação das avenidas 25 de Julho, Ildefonso Simões Lopes e Leopoldo Brod, a injeção de recursos federais foi da ordem de R$ 10.707.544,50, enquanto a contrapartida municipal foi de R$ 1.000.000,00, segundo notícia publicada na página oficial de Pelotas na internet, no dia 18 de janeiro de 2016.

Assim, os principais pontos do plano de ação da candidata seriam a construção de calçadas em bairros de baixa renda, a modernização da iluminação pública da cidade, a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) do São Gonçalo, a ampliação do Aterro Sanitário, a continuação da Operação Asfalto Liso, que permitiu o recapeamento de várias ruas da cidade e que foi feita com recursos da Prefeitura, segundo notícia veiculada no site oficial de Pelotas, no dia 6 de janeiro de 2015, a requalificação do Bairro Farroupilha e dos Loteamentos Pestano e Getúlio Vargas, a licitação do transporte rural, continuando com o processo iniciado na Zona Urbana e a “cereja do bolo” da candidata, a construção do primeiro viaduto de nossa cidade, no entroncamento da Avenida Fernando Osório e Salgado Filho.

Entretanto, a plataforma política de Paula é atacada por seus adversários por não trazer mudanças direcionadas à camada mais pobre da população e concentrar-se nas obras estruturais que beneficiam em sua maioria áreas mais nobres da cidade.

Em suma, Paula tem uma forte base de apoio para tentar chegar ao Paço Municipal, mas terá que enfrentar toda uma frente de políticos dispostos a desalojar o grupo dominante do poder e, também, deverá satisfazer os anseios de uma boa parcela da população, que não sentiu efeitos práticos das benesses implementadas pela administração de Eduardo Leite.

Paula Mascarenhas pretende ser prefeita de Pelotas. Fonte.

Comentários

comments

Você pode gostar...