ELEIÇÕES: A campanha já começou

Você lembra do que aconteceu em 2018?

Por Douglas Rafael Duarte

Na terça-feira (16) deu-se início oficialmente as eleições do ano de 2022. Diante da importância desse evento, a Agência Em Pauta começa também sua cobertura e uma série de reportagens especiais visando compreender todo o processo e o perfil da nossa representação política através de diversos olhares e recortes. Tais como: econômico, de gênero, etário, étnico-racial e etc. Mas antes de observar o presente, iremos voltar nosso olhar ao passado. Afinal, você lembra das características dos eleitos em 2018? É isso que iremos resgatar aqui.

A urna eletrônica é segura, transparente e garante o exercício da cidadania/ Foto: Flickr TSE

PRESIDENTE

Militares voltam ao poder pela primeira vez desde a redemocratização

Após um ciclo de quatro vitórias de candidatos a presidente autorreferidos de centro-esquerda (Lula da Silva (PT) em 2002 e 2006 e Dilma Rousseff (PT) em 2010 e 2014), os brasileiros elegeram um mandatário com ideias no campo da extrema direita. Jair Bolsonaro (então do PSL, hoje filiado ao PL) elegeu-se o 38º Presidente da República, vencendo no segundo turno Fernando Haddad (PT). Ele recebeu 57.797.847 votos (55% dos votos válidos). O militar reformado nasceu na cidade de Glicério, no Estado de São Paulo, no ano de 1955 (em 2018 estava com 63 anos).

GOVERNADOR

Zona sul quebra hegemonia da serra e região metropolitana

Nas eleições de 2018, pela primeira vez em sua história, os gaúchos elegeram um governador que nasceu e construiu sua trajetória e base política na zona sul do estado. O pelotense Eduardo Leite (PSDB) tornou-se ainda o mais jovem candidato eleito para governar o Rio Grande do Sul desde a redemocratização: apenas 33 anos. Leite conquistou 3.128.317 votos (53,62% dos votos válidos) e com isso venceu no segundo turno o caxiense José Ivo Sartori (MDB), que buscava a reeleição. Este, inclusive, foi um dos pontos centrais da campanha de Eduardo: o compromisso de não disputar a reeleição. Bacharel em direito, Leite tornaria-se ainda o primeiro governador do RS assumidamente homossexual (revelação feita no Programa “Conversa com Bial” em julho de 2021). 

Quadro Geral

Entre os 27 Estados da federação, 13 disputas decidiram-se já no primeiro turno (AC, AL, BA, CE, ES, GO, MA, MT, PB, PE, PI, PR, e TO). Nos outros 13 (AM, AP, MG, MS, PA, RJ, RO, RN, RR, RS, SC, SE e SP) e no Distrito Federal, os eleitos foram conhecidos mediante realização de segundo turno. Nenhum dos eleitos se autodeclarou preto ou pardo.

Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, foi a única mulher eleita governadora. Ela é também a primeira política assumidamente lésbica a governar um Estado da Federação.

O partido que mais elegeu governadores em 2018 foi o PT: quatro (Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte). Logo após, com três governos de Estado cada, vieram o MDB (Alagoas, Distrito Federal, Pará), o PSB (Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco), o PSDB (Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo) e o PSL (Santa Catarina, Rondônia, Roraima). Com o comando de dois Estados ficaram o DEM (Goiás e Mato Grosso), o PSC (Amazonas e Rio de Janeiro), o PSD (Paraná e Sergipe). E com apenas um governador ficaram o NOVO (Minas Gerais), o PCdoB (Maranhão), o PDT (Amapá), o PHS (Tocantins) e o PP (Acre).

Eleições 2022: Clique e acompanhe a cobertura completa na Agência de notícias Em Pauta.

Comentários

comments

Você pode gostar...