Primeiro transexual eleito como prefeito na Itália

Por William Engel

Gianmarco Negri primeiro transexual prefeito na Itália. Imagem: Reprodução/Notizie

Na última semana do mês de maio, os principais jornais do mundo como The Guardian, New York Times e ABC News publicaram em suas plataformas digitais notícia sobre Gianmarco Negri, primeiro transgênero eleito como prefeito na Itália. Nas eleições que ocorreram no último dia 26, o candidato concorreu contra partidos de centro e extrema direita e ganhou as eleições com 37,5% dos votos, se tornando o prefeito da pequena cidade de Tromello, no sul da Itália.

O advogado de 40 anos concorreu pelo partido de centro-esquerda democrático, contra dois candidatos: Antonio Paiva, o ex-vice-prefeito da cidade e Renato Rappa, representante da extrema direita. Negri explica que a diferença se deu no trabalho em equipe e que a vitória das eleições não é apenas sua, e sim do grupo, ao qual faz parte. Segundo ele, a equipe possui bastante envolvimento com a comunidade e um relacionamento próximo com a cidade.

Gianmarco, apesar de ser o primeiro prefeito transexual, não é o primeiro transgênero na política italiana. Em 2006, a Itália já havia elegido a transgênero Vladimir Luxuria para seu parlamento.

Já no Brasil, nestas últimas eleições também houve grandes avanços em representatividade política. Três transexuais foram eleitas pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), as deputadas estaduais de São Paulo, Erica Malunguinho e Erika Hilton, além da deputada Robeyoncé Lima do coletivo juntas, que conquistou uma cadeira no legislativo em Pernambuco.

Comentários

comments

Você pode gostar...