Estadual Sub 15 entra na reta final

Com caneleiras e colete nas mãos, o desolado Liedson lamenta a desclassificação do Xavante no Estadual Sub 15. Foto: Luís Artur Janes Silva

Por Luís Artur Janes Silva

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) é a entidade responsável pela organização dos campeonatos estaduais deste esporte, sejam eles da categoria profissional ou das divisões de base, formadas pelos garotos que pretendem chegar ao Olimpo do futebol. Dentre os campeonatos de base organizados pela entidade maior do futebol gaúcho, um dos destaques é o Estadual Sub 15, que atrai jovens de todos os recantos do Rio Grande do Sul, que sonham com a possibilidade de tornarem-se atletas profissionais e, quem sabe, grandes estrelas do esporte bretão.

O Campeonato Gaúcho da categoria Sub 15 iniciou com a participação de 17 equipes, que se enfrentaram em turno único, todos contra todos. Os 12 melhores times foram promovidos à fase seguinte. Na primeira etapa do campeonato, o grande destaque foi o Internacional de Porto Alegre, que venceu 15 das dezesseis partidas que disputou, marcando 66 gols e sofrendo apenas 5. Para se ter uma ideia do domínio Colorado na competição, basta dizer que o segundo colocado da fase inicial, que foi o Juventude de Caxias do Sul, fez dez pontos a menos que a equipe da Capital. Se analisarmos a quantidade de gols, a vantagem do Inter foi ainda maior, pois o segundo melhor ataque da primeira etapa do certame foi o do São José de Porto Alegre, que anotou 36 tentos, trinta a menos que o Internacional.

Outra característica comum das competições formadas por jogadores muito jovens é o número de goleadas que acontecem e a quantidade de gols percebidas nestes jogos. O Inter é pródigo no que tange aos resultados elásticos, tendo obtido dez goleadas nos 21 jogos que venceu.

Mas se o Internacional é o rei dos números positivos, no outro lado da tabela, o destaque negativo fica por conta do Elite de Santo Ângelo, que fez apenas um ponto na competição, marcou 7 gols e sofreu incríveis 62 tentos. Assim, a primeira fase do Estadual Sub 15 concluiu-se e eliminou o Tamoio (Viamão), o Estância Velha, o Caxias, o PRS (Garibaldi) e o já citado Elite, pior equipe do campeonato.

Na segunda fase, as 12 equipes restantes foram divididas em três grupos formados por quatro clubes. Os dois melhores times de cada chave e dois terceiros lugares garantiriam vaga às quartas de final do certame.

O FUTEBOL PELOTENSE NO ESTADUAL SUB-15

Duas equipes representaram o futebol da Princesa do Sul no Estadual Sub-15. Brasil e Progresso fizeram uma boa fase inicial de campeonato, classificando-se no quarto e quinto posto da tabela respectivamente.

O Progresso revelou uma vocação artilheira que lhe rendeu quatro goleadas e 44 gols em 22 jogos. O rubro-negro do bairro Simões Lopes venceu o clássico contra o rubro-negro da Baixada na abertura do campeonato e na segunda fase, mesmo fazendo uma campanha irregular, quando venceu três vezes e perdeu outras três partidas, conseguiu a vaga às quartas de final do campeonato.

A fúria ofensiva do Progresso revelou dois artilheiros que podem ter um futuro brilhante, caso sejam trabalhados com esmero e seriedade. Kauã, autor de 11 gols é o goleador do time, seguido por Silas, que anotou nove tentos.

O Progresso classificou-se na segunda posição num grupo que teve o Juventude como campeão. O time de Caxias fez 14 pontos contra nove da equipe pelotense. A Apafut, outra agremiação caxiense, passou de fase como um dos dois terceiros lugares. O tradicional Novo Hamburgo foi eliminado da competição. Aliás, a vaga do Progresso foi garantida com uma vitória pelo placar mínimo contra o Novo Hamburgo, combinada à derrota da Apafut diante do Juventude, no clássico de Caxias.

Enquanto isso, o Brasil não conseguiu superar a segunda fase do campeonato. Participante do Grupo D, o Xavante enfrentou o Cruzeiro de Porto Alegre, mas que tem sede em Cachoeirinha, o São José da Capital e o São Paulo, da vizinha cidade de Rio Grande. Na última rodada da segunda etapa do campeonato, o Brasil precisava vencer o São Paulo e torcer por uma derrota do Cruzeiro diante do São José. Mas se o Cruzeiro ganhasse, o Xavante teria que vencer por três gols de diferença para passar de fase.

Mas deu tudo errado para o rubro-negro da Baixada, pois o Cruzeiro derrotou o Zequinha por 1 a 0 e o Brasil, mesmo tendo uma grande atuação, ganhou do São Paulo por insuficientes 2 a 0. Com esta combinação de resultados, o Xavante acabou na última posição do seu grupo e despediu-se do campeonato. Mesmo desclassificado, o rubro-negro revelou o artilheiro Lucas (8 gols), o centroavante Joesley (4 gols) e Liedson, o melhor jogador da partida contra o São Paulo e que anotou 4 tentos no campeonato.

O COMPLEMENTO DA SEGUNDA FASE E OS JOGOS DAS QUARTAS DE FINAL

No grupo B da segunda fase, o Inter reinou absoluto e não foi ameaçado por Guarani de Venâncio Aires, Jaú de Santo Antônio da Patrulha ou SESC de Porto Alegre. O Colorado venceu os seis jogos da segunda etapa do Estadual, anotando 19 gols e não teve sua defesa vazada. Aliás, o Internacional, que perdeu na estreia do campeonato para o Juventude (2×1), está com uma invencibilidade de 21 partidas, tendo vencido todos estes confrontos. Além disso, o Inter está a dez jogos sem sofrer gols.

Nas quartas de final, que iniciam na sexta-feira (9), o Cruzeiro enfrentará o São José, o Inter medirá forças com o São Paulo, Apafut e Juventude farão o clássico de Caxias e no embate mais importante para o futebol de Pelotas, o Progresso encontrará o Guarani de Venâncio Aires. O primeiro jogo entre as equipes, acontecerá no sábado (10), na Capital do Chimarrão. A decisão está marcada para a cidade de Pelotas, no próximo dia 17.

Comentários

comments

Você pode gostar...