Projeto Carinho se apresenta na Feira do Livro

Projeto de extensão da ESEF desenvolve atividade com pessoas com síndrome de down. Foto: Rafaela Martins

Por Rafaela Martins

A apresentação acabou ao som de “We Are The Champions”, quando alguém gritou “Vocês são campeões”, e os dançarinos saíram extasiados com a resposta positiva da plateia. “É cada grito, né?!”, comentou um dos dançarinos à professora que os esperava para parabenizá-los. Foi assim que se encerrou a apresentação de dança do Projeto Carinho, que aconteceu nessa segunda-feira (5) na 46ª Feira do Livro de Pelotas.

O Carinho é um projeto de extensão da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFPel, e tem como foco principal desenvolver atividades para pessoas com Síndrome de Down. A mestranda Luciana Garcias, professora do projeto, e a graduanda Naiélen Rodrigues, que faz parte da monitoria, acompanharam os alunos até a Feira.

Segundo elas, trabalhar com o grupo é muito fácil e gratificante. “Desde o início da minha graduação eu venho trabalhando com pessoas que possuem a síndrome, e posso dizer que me sinto muito à vontade com eles. Quando não temos conhecimento, achamos que vai ser difícil, vai dar trabalho. Mas eles nos mostram que não, que eles são capazes de fazer qualquer coisa”, relata Luciana.

A maioria dos participantes estão junto ao projeto há muito tempo, como é o caso de Ana Lídia Krolow (34) que desde os 12 anos faz parte do grupo. “É legal [participar do Carinho], os esportes são muito bacanas, as coreografias que estamos fazendo agora também. E eu me dou bem com todo mundo”, comenta Ana Lídia. De fato, a integração entre o grupo é visível, as famílias dos alunos se conhecem e o clima de amizade predomina. Segundo a professora Luciana, muitos deles têm uma relação próxima, e existem até casais entre eles.

Quem inscreveu o grupo na Feira foi Luciana Garcia, ela diz que toda apresentação é muito importante para o grupo, e que os alunos costumam cobrar mais oportunidades como essa. Em entrevista Theia Bender, organizadora das atrações da 46ª Feira do Livro de Pelotas, falou sobre a importância de aumentar a diversidade do evento. Ela destacou que a função da Tenda Cultural é, justamente, dar oportunidade a todas as escolas e instituições que tiverem interesse em participar, sem qualquer distinção.

O Carinho é desenvolvido pelo professor Alexandre Marques, aqueles que tiverem interesse em entrar no projeto devem procurá-lo para efetuar a inscrição. Os ensaios de dança acontecem duas vezes por semana e a única exigência que é feita aos alunos é que sejam assíduos aos treinos. Mais informações sobre o projeto estão presentes na Página do Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoCarinhoNatacao/.