Sapiens: Uma Breve História da Humanidade

por Douglas Dutra

Das 8,7 milhões de espécies que habitam a Terra, não há dúvida sobre qual delas domina o planeta. O gênero homo, que existe há 2,4 milhões de anos, evoluiu biológica e socialmente, dando origem a espécie sapiens, isto é, eu e você.

(Foto: divulgação/L&PM Editores)

É debruçando-se nessa espécie fascinante, que hoje ensaia a dominação espacial e uma nova evolução, desta vez tecnológica, que o historiador israelense Yuval Noah Harari fez o livro Sapiens: Uma Breve História da Humanidade.

Harari devota quase 500 páginas à tentativa de compreender o que nos trouxe até aqui, o que nos fez ser o que somos e como conseguimos dominar o planeta. Baseando-se em fatos históricos e científicos, o autor consegue produzir no leitor a sensação do quão pequenos somos neste planeta, ao mesmo tempo em que sentimos a mais profunda reverência pela grandiosidade da nossa espécie.

Apesar da busca pela acuracidade, Harari não cai em explicações simplistas, mas busca apresentar o leitor as possibilidades e peculiaridades que podem ter resultado no que somos hoje.

Harari divide sua narrativa em três acontecimentos, que considera marcos para o avanço da espécie humana. Ele começa pela revolução cognitiva, o marco inicial para a existência do homem, passa pela revolução agrícola, que permitiu à humanidade sua sofisticação, alcança a unificação da humanidade, através da complexificação da sociedade, dos laços familiares e da religião, e culmina na revolução científica, que agora põe em xeque a existência da humanidade como conhecemos.

O best-seller, publicado no Brasil em 2015 pela L&PM Editores, está na lista de mais vendidos de não-ficção por 37 semanas, e já vai para a 24ª impressão, comprovando que é possível a divulgação da ciência de uma maneira didática e inteligível.

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade

Yuval Noah Harari

L&PM Editores, 464 páginas

Preço de capa: R$ 41,80

Livro no site da editora | Livro na Amazon.com.br

Comentários

comments

Você pode gostar...