Conheça melhor o Yoga

Entenda melhor esta filosofia milenar que vem conquistando praticantes no mundo inteiro.

Por Émellem Rosa

Imagem: Arquivo pessoal

Imagem: Arquivo pessoal

O que é Yoga?

O termo Yoga (de origem no Sânscrito “yug”) significa unir, juntar, comungar e dá nome a uma prática que visa trabalhar de forma integrada o corpo físico, mental e emocional. Criado na índia há mais de 5 mil anos, o Yoga é muito mais que uma atividade física, é uma filosofia de vida na qual se busca o autoconhecimento e, de quebra, o praticante ainda tem uma melhora na sua qualidade de vida.

Como é uma prática de Yoga?

Segundo a instrutora de Yoga Marilene Bezerra Mendes, o formato da prática pode variar dependendo do instrutor e do método que ele segue, mas geralmente ela é composta pelos seguintes elementos:

“A prática é composta de um aquietamento inicial, respiratórios, ásanas (posturas realizadas durante a prática), e depois se tem o relaxamento e a meditação. Às vezes a prática pode ser bem puxada na parte física, outras vezes ela pode ser restaurativa para cuidar do corpo quando não está muito bem.” – conta Marilene. Mas, segundo a instrutora, quem passar a vivenciar esta prática percebe que ela acaba indo além dos exercícios feitos na aula: “Não é só a prática física, ou a prática respiratória é um outro jeito de viver.” – relata a instrutora. Segundo ela, o autoconhecimento proporcionado pelo Yoga tende a fazer com que os praticantes façam escolhas mais saudáveis, e mudem a forma como se relacionam consigo mesmo e com o mundo.

Prática de Yoga. Imagem: Arquivo pessoal.

Prática de Yoga. Imagem: Arquivo pessoal.

Quem pode praticar?

“Em relação a um perfil de praticante depende da escola e do instrutor. A aula pode ser bem puxada na parte física quando tu tens uma turma mais avançada. Quando se tem na prática pessoas de vários níveis cada uma delas vai fazer o ásana dentro da sua possibilidade, então, não existe um “pré-requisito”. A pessoa tem que ter uma relativa saúde, para poder fazer o exercício físico, mas ela não precisa ser magrinha ou novinha, ela precisa querer. Se ela gostar e tiver alguma limitação, aquela limitação vai diminuir com o tempo e se transformar dentro do parâmetro dela. A pessoa pode olhar para frente e ver alguém fazendo uma “acrobacia” que ela não vai conseguir, mas aquela posição que ela vai fazer do jeito dela vai ter efeito pra ela, então é isso que importa.” – explica Marilene.

Quais os benefícios desta prática?

A prática do Yoga proporciona benefícios não apenas na parte muscular do corpo – como aumento da força e flexibilidade – mas também estimula os órgãos internos e glândulas endócrinas, promovendo um melhor funcionamento do organismo, resultando assim em mais saúde para quem pratica. E segundo a instrutora Marilene Mendes, os benefícios físicos proporcionados pelo Yoga são apenas um dos seus “efeitos colaterais”. Ela afirma que a prática regular trás benefícios não só físicos, mas também mentais e emocionais: “O yoga é bom porque ele te transforma o emocional, o físico, te dá foco e flexibilidade. Melhora a autoestima, e a valorização de ti mesmo.” – diz a instrutora. Segundo Marilene, o Yoga também ajuda a evitar e combater a depressão, pois através do autoconhecimento a pessoa se torna mais forte e confiante.

Relatos de praticantes

Praticante há mais de um ano Helen Sierra, 25 anos, fala sobre o que mudou na sua vida com a prática:

– Muda bastante coisa, porque é uma outra forma de tu lidar com o teu corpo, com outra consciência. Então, muda tudo desde a tua postura até a tua maneira de lidares com as pessoas. No meu caso, que sou agitada, deu uma freada na minha energia, e me sinto mais equilibrada.

Helen Sierra. Imagem: Arquivo pessoal

Helen Sierra. Imagem: Arquivo pessoal

Zelaine Meireles Sierra, 58 anos, pratica há um ano diz que teve grandes benefícios físicos:

– “Melhorei muito fisicamente, diminuíram até as dores que eu tinha da idade. E quando eu não pratico sinto falta.”

Zelaine Meireles. Imagem: Arquivo pessoal

Zelaine Meireles. Imagem: Arquivo pessoal

Quebrando estereótipos

Janice Pereira, 21 anos, declara que antes de experimentar a prática a acreditava que para ser praticante de Yoga a pessoa deveria ser magra e flexível. Hoje, praticante há dois anos ela mudou a sua visão e diz que Yoga é para todos:

– “Eu já tinha ouvido falar sobre yoga algumas vezes, mas nunca foi algo que eu achava que fosse para mim, por questão de padrão mesmo. Pois, eu via na internet e nas divulgações só pessoas magras e maravilhosas praticando. E hoje eu tenho uma visão totalmente diferente do yoga da que eu tinha antes. O yoga pra mim é filosofia de vida e é para todos. Basta tu estares disposto a viver aquilo ali.”

Janice Pereira. Imagem: Arquivo pessoal

Janice Pereira. Imagem: Arquivo pessoal

A instrutora

Marilene começou a praticar Yoga aos 49 anos e hoje com 58 anos é instrutora e tem a sua própria escola. Quando começou a praticar Marilene não imaginava que se tornaria instrutora: “Por achar que já era tarde para mim eu não pensava em ser instrutora, mas aí as gurias que faziam aula comigo me incentivaram, e eu fui me deixando levar. Acabei gostando e comecei a dar aula.” – conta Marilene. Ela destaca que estudar Yoga é para sempre, então mesmo com 9 anos de prática ela segue fazendo cursos para sempre buscar entender melhor esta filosofia. “Eu me vejo daqui a uns anos bem velhinha e estudando Yoga” – completa a instrutora. E sobre os efeitos do Yoga em sua vida ela afirma:

– “Eu me sinto mais jovem hoje com 58 anos do que quando tinha 47. A minha qualidade de vida melhorou muito, assim como a autoestima.” – declara Marilene.

Marilene Mendes. Imagem: Arquivo pessoal

Marilene Mendes. Imagem: Arquivo pessoal

Ficou curioso? Experimente! O Yoga pode ser para você também!

Comentários

comments

Você pode gostar...