A importância da alimentação saudável

por Juliana Luz de Camargo

A prática de exercícios físicos é indispensável para uma melhor qualidade de vida, mas com a quantidade de dicas e sugestões na internet, está cada vez mais comum a existência de dietas milagrosas. Famosos influenciam nas alimentações e assim adquirem mais seguidores por dia.

Afinal, qual a alimentação mais indicada para a prática de exercícios? A nutricionista Ana Cristina esclarece algumas dúvidas sobre o assunto e dá algumas dicas para uma melhor performance na atividade física através de uma nutrição saudável. Lembrando que para um melhor resultado é sempre indicado um acompanhamento profissional individual pois o organismo de cada pessoa possui as suas necessidades.

Qual a alimentação mais indicada para a prática de exercícios?

A alimentação depende da atividade física que a pessoa pratica ou vai praticar, além do objetivo dela em termos de desempenho físico – para que possa ter uma alimentação mais específica. O que nós (nutricionistas) orientamos é que a atividade física não seja feita sem que antes o indivíduo tenha se alimentado. Não precisa ser uma grande refeição e nem é adequado, mas um pequeno lanche já é suficiente.

Qual a importância da ingestão de água antes/durante/depois dos exercícios?

É muito importante a ingestão de água durante o exercício e ela deve ser feita em pequenas quantidades ao longo da atividade, para não causar um desconforto gástrico. Quando o exercício for mais prolongado e dependendo do objetivo da atividade física, o ideal é que a hidratação seja feita com um isotônico.

Alimentação balanceada e exercícios físicos são a combinação ideal (imagem: divulgação)

Qual a recomendação para quem deseja perder peso?

A recomendação é de que a ingestão de calorias seja menor do que a que é gasta. De alguns anos para cá esse assunto está muito em alta, até mesmo pela questão do sobrepeso e obesidade na população mundial, principalmente na população brasileira. Se por exemplo, a pessoa vai praticar pilates, musculação ou algum tipo de alongamento, pode ter uma ingesta maior mas jamais fazer uma atividade física de estômago vazio. Outra recomendação importante é que a alimentação seja feita, no mínimo, 30 minutos antes da prática.

Atualmente é comum a procura de dietas na internet. Qual o recado que pode ser passado para quem faz essas pesquisas?

Existem muitos modismos, muitas dietas, regimes milagrosos e alguns até restritivos que realmente tem um resultado. Mas é um resultado ilusório. Quando tu começas uma dieta é extremamente importante a reeducação alimentar. Nada é proibido. Não é preciso comer muito e nem pouco, mas adequadamente. Essa é a maior dificuldade das pessoas. O que acontece é que a maioria quer o resultado imediato e aí acabam desistindo da reeducação alimentar, onde o indivíduo tem uma diminuição de peso, uma mudança de comportamento em relação ao alimento de uma forma gradativa, tendo um resultado muito mais efetivo. O cérebro da gente precisa de um tempo para entender que aquele hábito se tornou algo rotineiro e não é somente em 30 ou 50 dias que terá um resultado satisfatório.

Não esqueça que para um melhor desempenho físico, a alimentação é fundamental e que a paciência é uma grande aliada para quem deseja perder peso. Não se jogue em dietas novas e milagrosas, procure sempre o acompanhamento de um profissional.

Comentários

comments

Você pode gostar...