Drenagem linfática e o verão

Saiba mais sobre o método e conheça outras massagens benéficas para o bem-estar

por Juliana Luz

O verão está chegando e, junto a ele, as temperaturas altas. Essa época representa para as mulheres, principalmente, uma maior preocupação com a estética do corpo e o calor excessivo é o grande vilão da circulação sanguínea e linfática. Ele contribui diretamente para a retenção de líquido, causando inchaço, além de dor nos pés e nas pernas, dando também a impressão de ganho de peso.

Os exercícios físicos são grandes aliados para o bem-estar e uma qualidade de vida melhor e não devem ser substituídos. Atualmente eles possuem uma grande aliada: as massagens. Para o combate à retenção de líquido, a drenagem linfática já é bastante conhecida pela sua eficácia além de ser usada para outros fins.

A massagista Suéllen Cardozo explica um pouco mais sobre a drenagem linfática, falando dos seus benefícios quando ela é indicada e aconselha também. Outras massagens que podem auxiliar de formas diversas conforme os desejos de cada pessoa.

Imagem: Google Imagens

Imagem: Google Imagens

Quando a drenagem linfática é recomendada? Existe alguma restrição?

A drenagem linfática é indicada para a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até mesmo o relaxamento corporal. O alívio na TPM também é outro benefício da drenagem linfática.

Ela é contraindicada para pessoas com infecções, as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar com facilidade pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar.

Pacientes que usem medicamentos específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.

As gravidas podem fazer drenagem, o edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gestação e a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo. Porém, a drenagem só pode ser feita com aval do médico! Ela ainda pode ajudar a prevenir a celulite e as estrias.

Posso fazer drenagem toda semana? Quanto tempo é necessário para serem vistos os efeitos do método?

A drenagem pode ser feita conforme a necessidade de cada paciente. Os benefícios gerais, como a melhora de inchaço, podem ser sentidos imediatamente após a sessão.

No caso da celulite, os resultados dependem de vários fatores, como alimentação, tabagismo, estresse, e do grau da celulite. É preciso alterar os hábitos que causam a retenção. Em casos mais avançados, podem ser necessárias mais sessões para que sejam vistos os resultados.

Para quem procura uma “ajudinha” para o verão, alguma indicação de outros métodos de massagem?

Uma ótima pedida é a massagem DETOX. Ela é indicada para recarregar as energias e eliminar as toxinas acumuladas. Com ativos dexintoxicantes, ativamos o metabolismo, desintoxicamos o organismo e reduzimos o inchaço. Através da desintoxicação tecidual, temos uma resposta ativa na microcirculação periférica e uma melhora na circulação linfática.

Outra opção bastante procurada é a massagem modeladora. Entre muitos benefícios deste método, estão a eliminação das toxinas do organismo, melhora da função intestinal e sanguínea, eliminação de células mortas, oxigenação das células e consequente eliminação de gordura. Além da modelagem do corpo, fator que chama a atenção das mulheres.

Para que os resultados da massagem possam ser percebidos mais rapidamente, é sempre indicado uma alimentação mais equilibrada e praticar exercícios físicos moderados, pois, esse tipo de massagem não é um procedimento emagrecedor, mas um método redutor de medidas. Ele consegue eliminar a gordura localizada que dificilmente pode ser combatida somente através de dietas e exercícios físicos”.
Então não esqueça que além dos exercícios físicos, para enfrentar o verão da melhor maneira possível, mantenha uma alimentação mais leve, abusando de frutas, sucos e saladas. Cuide-se e aproveite a estação com melhor qualidade de vida.

 

Leia também:

Acupuntura e nutrição: os benefícios de uma vida saudável

A importância da atividade física na gestação

Entenda o papel da alimentação na prática da musculação

Pilates: Conheça os benefícios do método que a cada dia ganha mais adeptos

Comentários

comments

Você pode gostar...