Meditação para as meninas

Por Daniel Machado, Helena Mendonça, Henrique König, Juliana dos Santos, Paulo Geovane Matias e Marcelo Nascente

O Instituto Nossa Senhora da Conceição usa a técnica da meditação com as meninas em horário antes das aulas.

O Instituto Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a ONG Mente Viva, inova suas atividades, implementando a meditação. Os resultados das práticas são comprovados em estudo da Universidade PUC-RS. O projeto de meditação nas escolas está presente por todo o Brasil.

Meditação5x3

Crianças meditando no Instituto Nossa Senhora da Conceição.

A professora Rosa Dias explica as vantagens da meditação. “A curto, médio ou longo prazo, os benefícios são notados nas crianças. As melhorias são vistas no rendimento escolar, no estímulo à reflexão, no desenvolvimento da paz, bem estar e redução da violência entre colegas e familiares.” Além disso, a meditação resulta na melhora da respiração, através de exercícios específicos.

As sessões são rápidas, com cerca de cinco minutos de duração. A prática tem sido aplicada com as crianças pelas próprias educadoras do Instituto, que receberam um curso preparatório para conduzir a meditação. As atividades podem contar com o auxílio de música de fundo, o que exalta a tranquilização da mente.

Apesar de determinada desconfiança que algumas pessoas têm no projeto, a meditação independe de religião, ou seja, pode ser praticada por todos. Nomes como Buda, Gandhi e Madre Tereza de Calcutá são exaltados nesse exemplo de demonstração da paz.

Comentários

comments

Você pode gostar...