Resenha do filme de ação “13º Distrito”

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Num futuro próximo, Detroit é atingida por violência em índices altíssimos. A prefeitura abandona o local à própria sorte. Traficantes como Tremaine Alexander (RZA) ganham status e poder mesmo combatidos por Lino (David Belle), um especialista em “le parkour”, que tenta erradicar as drogas do local. Lino também tem problemas com a polícia que é corrompida pelo crime organizado. Acaba então sendo preso. Enquanto isso, Damien Collier (Paul Walker), detetive infiltrado, recebe a missão de entrar em Brick Mansions para resgatar uma bomba que pode matar milhões. Ele precisa contar com a ajuda de Lino, que conhece bem o local. E tem outro motivo maior que é resgatar Lola (Catalina Denis), sua namorada, que foi raptada pelos capangas de Tremaine.”

13_Distrito5x3

Foto: Divulgação

Paul Walker finalizou 13º Distrito um pouco antes de morrer em um acidente de carro no final de 2013. Essa é uma refilmagem de produção homônima francesa de 2004, cujo roteiro também é de Luc Besson. O Brasil optou por manter o título da produção francesa original, embora neste nem se mencione o distrito e sim Brick Mansions.

Na França o original não fez sucesso, mas teve uma sequência. Luc Besson tentou essa produção americana, que também não fez muita bilheteria. Acredita-se que o público foi ao cinema por ser a última aparição de Walker. O ator David Belle repete seu personagem nas produções. Ele, que além de atuar também coreografa e atua como dublê, está excelente nas cenas de parkour, prática da qual é fundador.

Parkour é também conhecido como Le Parkour. Consiste em uma disciplina onde os praticantes usam seu corpo para passar obstáculos de uma maneira rápida e fluente. No Parkour você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto. O esporte é para ambos os sexos e são conhecidos como traceurs ou traceuse, no feminino. Nos filmes, porém, ficou conhecido como uma técnica para pular prédios.

Outra curiosidade importante é que o francês David Belle não fala bem o inglês e então foi dublado pelo grande amigo de Walker, o ator Vin Diesel.

Lino está sempre em contraposição a Alexander. A única maneira de o traficante encontrá-lo é sequestrando sua namorada. Mas antes de salvá-la, Lino acaba preso por policiais corruptos.

Quando uma bomba é levada para o local pela gangue, a polícia e o prefeito de Detroit chamam o detetive Damien para entrar no reduto e desativá-la. E ele necessita da ajuda de Lino, que há anos mora no local. Damien precisa desativar a bomba de nêutrons antes que a cidade seja destruída.

Assisti ao filme pelo mesmo motivo que a maioria das pessoas. Tem ótimas cenas de ação, perseguições e a partir de certo momento passei a achar o filme até engraçado. Não é diferente das outras produções de Besson, como Carga Explosiva que já vai para o quinto ou sexto e Busca Implacável que vai para o terceiro.

Recomendo que assistam e tirem suas próprias conclusões. Minha nota é 8,5.

Para os que, assim como eu, curtem assistir os bastidores vejam o vídeo disponibilizado na página do ator David Belle:

http://davidbelle.com/accueil/

13_Distrito

Foto: Divulgação

Comentários

comments

Você pode gostar...