Vingadores: Ultimato

Por Roberta Muniz

Ficha técnica

Título: Vingadores: Ultimato

Título Original: Avengers: Endgame

Data de lançamento: 25 de abril de 2019

Duração: 3h 2min

Direção: Anthony & Joe Russo

Roteiro: Stephen McFeely, Christopher Markus

Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, Ficção-científica

Nacionalidade: Estados Unidos

Sinopse

Após os eventos devastadores de Vingadores: Guerra Infinita, o Universo entrou em destruição por causa do Estalar de Dedos do Thanos, o Titã Louco. Com a ajuda dos heróis sobreviventes, os Vingadores devem se reunir mais uma vez para desfazer as ações de Thanos e restaurar a ordem do universo de uma vez por todas, não importa quais serão as consequências que os aguardam.

Crítica

“Vingadores: Ultimato” sem dúvidas era um dos filmes mais aguardados do ano. Depois dos eventos devastadores do último filme, “Guerra Infinita”, o público aguardava com ansiedade como os sobreviventes salvariam as vítimas de Thanos. O longa encerra um arco composto por 22 produções do Marvel Cinematic Universe (MCU) iniciado em 2008, com o lançamento do primeiro “Homem de Ferro”. O filme, que arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em todo mundo nos seus primeiros quatro dias de exibição, já se tornou uma das dez maiores bilheterias da história cinema.

O filme inicia nos mostrando o que se seguiu ao Estalar de Dedos de Thanos que dizimou metade da vida existente no universo, incluindo personagens importantes. A partir disso, os fãs podem acompanhar a Capitã Marvel se juntando ao Vingadores remanescentes. A heroína – que teve seu filme solo lançado recentemente – ainda não havia sido apresentada ao grupo. E as primeiras reações tomadas pelos heróis para tentar derrotar o Titã louco.

O filme que conta com mais de três horas de duração, não decepcionou e deixou o público preso, ligado a cada acontecimento. A longa duração poderia ter sido tediosa em algum momento, mas o enredo flui muito bem e os detalhes são muito bem amarrados, dos maiores aos menores.

Cada super-herói teve o seu papel de importância, mas o foco principal desse longa ficou com os atores e personagens que estão conosco desde o início do Universo Marvel nos cinemas. As atuações de Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) e Chris Evans (Capitão América) estão louváveis e eles, são os dois grandes principais protagonistas dessa história. O encerramento do arco do Tony Stark é uma das coisas mais importantes do filme, a evolução do personagem nesses quase 12 anos é uma das coisas mais marcantes. De um bilionário egocêntrico para um homem que se importa com o bem maior.

Sem esquecer a presença forte de Scarlet Johansson (Viúva Negra), que certamente emocionou e emocionará aos que acompanharam esse universo. Natasha Ramanoff nos mostra um lado emotivo e heroico que ainda não nos havia sido apresentado. Aliás, terem sido derrotados por Thanos em “Guerra Infinita, fez os diversos personagens lidarem com isso de formas diferentes. Alguns lidando melhor, outros nem tanto, precisando dos amigos para conseguir se reerguer e seguir adiante na nova luta.

Esse era um filme mais carregado de emoções, com uma pegada mais sombria, porém a Marvel não deixou de nos agraciar com o lado cômico, nos presenteando com algumas cenas engraçadas, que não parecem ser gratuitas e desnecessárias. Os efeitos de computação gráfica dão um show à parte e até mesmo para quem não entende nada desse tipo de recurso, fica nítido o quanto o filme foi bem pensado e produzido.

“Vingadores: Ultimato” fecha um ciclo com excelência. Encerra a histórias de alguns personagens e nos apresenta a novos caminhos que outros seguirão. O longa pode ser considerado um presente aos fãs e, ao meu ver, é um desfecho para ninguém botar defeito.

Comentários

comments

Você pode gostar...