Cinema em Pelotas também é possível

por Martha Gonçalves e Paulo Ienczak

Em uma ensolarada tarde de sábado em que o frio deu uma trégua para os pelotenses, Rafael Andreazza (37), produtor e sócio-fundador da Moviola Filmes, nos recebeu em sua casa no centro da cidade. Combinando com o clima, travamos uma agradável conversa sobre produção audiovisual no Brasil, sobre seu trabalho a frente da produtora Moviola Filmes, e também sobre sua formação pessoal.

Imagem: Divulgação

Andreazza teve sua primeira graduação em Filosofia, devido à sua predileção pelas ciências humanas. O jovem, entretanto, sentia-se inquieto com a característica fortemente teórica do curso, o que o levou ao curso de Direito, onde poderia aplicar seu conhecimento social e saciar sua sede por atividades práticas. Foi durante esses anos de dúvidas e descobertas que redigiu seu primeiro roteiro, no ano de 2002. A essa altura existiam pessoas interessadas em fazer cinema em Pelotas, de forma totalmente independente. Rafael foi se aproximando desse pessoal, amigos que, anos depois, seriam também colegas de trabalho.

A importância do Bacharelado em Cinema

No ano de 2006 foi inaugurado na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) o curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, um polo para produção e discussão do audiovisual na cidade. “Existe uma comunidade grande de pessoas fazendo cinema em Pelotas, muito unidas e tal, realmente acredito que se não houvesse o curso eu não estaria fazendo o que estou fazendo hoje”, confessa Rafael. A Moviola Filmes foi fundada no ano seguinte, com o intuito de realizar filmes de ficção e documentários de curta e longa-metragem, bem como conteúdo para televisão, retratando e documentando sobretudo a cultura local.

O curta de ficção “Futebol Sociedade Anônima”, lançado em 2009, conta a história de um time de futebol de várzea, formado por amigos do bairro popular Simões Lopes. Obteve projeção estadual através de exibição na RBS TV, o que motivou o grupo a continuar produzindo, mesmo que sem recursos.

Em 2010 veio “Marcovaldo”, outro curta de ficção que narra o cotidiano de um trabalhador e morador da periferia da cidade. Primeira produção de reconhecimento nacional da Moviola Filmes, recebeu diversos prêmios ao longo de sua circulação. Exibido em mais de 50 festivais, contém também em seu percurso, sete outros países nos quais foi colocado a amostra.

Imagem: Divulgação

Os editais de financiamento

No percurso de trabalho da Moviola, a necessidade de buscar recursos para produzir filmes com melhor qualidade foi crescente, e um dos meios de se obter essa verba era através dos editais públicos de financiamento e incentivo à cultura. “O Liberdade”, primeiro longa-metragem da produtora, foi lançado em 2011, registrando a história do bar e restaurante que foi por muitos anos um reduto do gênero musical chorinho em Pelotas. A produção custou em torno de 23 mil reais, provenientes do edital do primeiro Procultura de Pelotas.

Com produções cada vez mais minuciosas e já com certa experiência acumulada na arte de fazer cinema, Andreazza foi buscar um aperfeiçoamento da prática através de um Mestrado Profissionalizante em Produção e direção de cinema digital. “85% dos produtores de cinema europeus e latino-americanos tem, na mesma pessoa, o produtor, o roteirista e o diretor do filme”, nos traz Andreazza, que vive no seu trabalho a realidade das estatísticas.

O futuro

Apesar das dificuldades em se fazer cinema no Brasil, ainda mais no sul do país, as condições são mais favoráveis do que há 10 anos. Além do curso de cinema da UFPEL e dos editais de financiamento, há a lei 12.485 de 2011, que prevê uma reserva de espaço nas TVs pagas para a produção audiovisual independente brasileira; e a lei 11.437 de 2006, que cria o Fundo Setorial do Audiovisual, reservando recursos próprios para projetos no setor.

E o trabalho da Moviola agora está voltado para aproveitar essas oportunidades: “Temos dois projetos de série de TV habilitados competindo nos editais e três projetos de longa-metragem – um documentário e dois de ficção- e estamos na expectativa”.

Para conhecer melhor o trabalho da produtora de cinema pelotense, acesse a página do Facebook Moviola Filmes ou o site.