Centro Acadêmico do jornalismo realiza ciclo de palestras sobre direitos humanos

Geórgia Santos falou sobre mídia e democracia. Foto: Micael Carvalho

Por Luiza Mattea

No mês de novembro, aconteceu mais um ciclo de palestras do curso de jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Organizado pelo Centro Acadêmico Patrícia Galvão, o evento ocorreu no Campus II e teve como tema “Jornalismo e Direitos Humanos”, buscando trazer aos alunos a discussão do papel da imprensa no atual momento. “Em tempos em que os Direitos Humanos são relativizados e questionados, é fundamental que jornalistas recebam uma formação que mostre a importância de dar mídia a esse tema” destacou a representante do Centro Acadêmico, Isabelli Neckel.

No primeiro dia, os alunos contaram com a presença de Luiz Fernando Toledo, repórter do Estadão e membro da Associação de Jornalistas de Educação. Ele falou sobre a importância de pautas relacionadas à educação e compartilhou experiências vividas ao longo da carreira. Além disso, destacou o valor da investigação em matérias sobre o assunto e explicou quais os principais dados e fontes para trabalhar com a área.

A segunda palestra foi realizada por Geórgia Santos, atualmente doutoranda em Ciências Sociais, que falou sobre mídia e democracia. Abordando sua pesquisa, comentou as relações entre o ciclo de protestos do Brasil e a cobertura midiática, destacando o impacto na democracia. Para encerrar o evento, os fotojornalistas Carlos Queiroz e Paulo Rossi compartilharam sua trajetória na profissão. Os fotógrafos do Diário Popular mostraram a importância da fotografia para a sensibilização dos leitores.

Eventos como esse são de extrema importância, pois oferecem aos alunos a possibilidade de maior contato com profissionais de diferentes áreas do mercado de trabalho.  A representante discente do curso, Julia Muller, destaca que, ao organizar o evento, é sempre importante tentar conciliar o conteúdo passado pelos professores ao longo do curso com o cenário atual, indo além do que a sala de aula oferece. “Existe certa carência sobre alguns assuntos, por exemplo, como abordar uma pauta voltada aos direitos humanos. O ciclo faz o elo entre o que estamos aprendendo e o que vamos colocar em prática no futuro” destacou.

Com a correria da sala de aula, muitas vezes os alunos se distanciam do dia a dia da profissão. Assim, o ciclo de palestras é importante para que eles possam conhecer as possibilidades dentro do jornalismo, descobrindo com quais áreas mais se identificam.  Juntando especialistas em texto, imagens e pesquisa, o evento atingiu os objetivos e foi de extrema relevância para os alunos presentes.

Comentários

comments

Você pode gostar...