Brasil segue ritmo recorde de medalhas olímpicas

Mesmo com tropeços, o Brasil desempenha em Paris tão bem quanto em Tóquio na primeira semana da competição.

Por Tobias Bernardo / Em Pauta

Nesta sexta-feira (2) os jogos olímpicos de Paris 2024 completaram uma semana desde o evento de abertura e o time do Brasil igualou o número de medalhas da primeira semana das Olimpíadas de Tóquio 2020, na qual o time brasileiro teve o melhor desempenho na história da competição, somando 7 pódios ao todo nesse período. Neste sábado (3), o país conquistou mais 3 medalhas, elevando para 10 o número de medalhas.

Quadro de Medalhas – Imagem: Google

As projeções iniciais feitas pela revista estadunidense Sports Illustrated indicam 22 pódios para o Brasil, o que significaria uma terceira quebra de recorde consecutivo do Time Brasil, sendo 19 medalhas no Rio em 2016 e 21 medalhas em Tóquio 2020. O Comitê Olímpico Braisleiro (COB) também espera uma melhora em relação aos jogos anteriores. Em entrevista para a Gaúcha Zero Hora, em junho deste ano, Ney Wilson, diretor do comitê, antecipou: “Nosso objetivo é sempre de superar, evoluir, seja em número de medalhas, de finais, modalidades chegando a medalhas. Temos muito objetivos a serem alcançados.”

Contudo, apesar da similaridade inicial com os jogos de Tóquio, o Brasil contou com derrotas inesperadas no boxe, judô e vela que podem afetar negativamente as expectativas do COB de superar o recorde de 21 medalhas de 2020.

 

Medalhas

Na vigésima posição, o Brasil se destaca na primeira semana com 1 ouro, 4 pratas e 5 bronzes.

 

Ouro

Na manhã da sexta-feira (2), a atleta Beatriz Souza conquistou o primeiro ouro do Brasil na competição. A paulistana chegou ao topo do pódio depois de derrotar a francesa Romane Dicko, a melhor atleta do mundo na categoria acima de 78kg feminina, nas semifinais e a israelense Raz Hershko na final.

Beatriz Souza, primeira medalha de ouro para o Brasil nos jogos olímpicos 2024 – Foto: Luis Robayo/AFP

Prata

Ainda no judô, o atleta William Lima tirou o 0 do placar brasileiro e trouxe a primeira medalha para o país na categoria masculina de até 66kg.

A medalha inédita na marcha atlética veio dos esforços de Caio Bonfim na madrugada de quinta-feira (1).

Caio Bonfim conquista novo título para o Brasil – Foto: Dar Yasin/AP Photo

E a ginasta Rebeca Andrade por pouco não obteve o ouro em duas categorias, ficando atrás apenas da favorita Simone Biles. A brasileira levou a medalha de prata na categoria individual feminina geral da ginástica artística e na disputa do salto. Portanto, Rebeca conquistou sua quinta medalha olímpica e entrou para o grupo de maiores medalhistas olímpicos do país.

Rebeca Andrade ganha prata na individual – Foto: Luiza Moraes/COB

Bronze

Rayssa Leal, a fadinha, obteve sua segunda medalha olímpica no skate street feminino, após um desempenho regular na etapa de corrida e uma recuperação na fase de manobras.

A fadinha retorna ao circuito olímpico e ganha bronze no skate street – Foto: Krill Kudryavtsev/AFP

Mais uma vez no judô, na categoria feminina de até 52kg, a atleta Larissa Pimenta estreou no pódio após vencer a italiana Odete Giuffrida. Na disputa por equipes do judô, o Brasil venceu a Itália por 4 a 3 no desempate, conquistando outra medalha de bronze.

Outra medalha inédita foi a da equipe feminina de ginástica artística brasileira. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Julia Soares trouxeram o tão sonhado bronze para o time Brasil na última terça-feira (30).

Já no boxe, Bia Ferreira foi derrotada pela irlandesa Kellie Harrington nas semifinais da categoria peso-leve (até 60kg). No entanto, ela garantiu o bronze ao Brasil já que não há disputa do terceiro lugar na modalidade.

 

Expectativas

O Brasil segue na disputa por medalhas em diversos esportes. Algumas promessas de pódio para este domingo (4) são:

  • Valdiléia Martins – Final do atletismo feminino, salto em altura (domingo 04/08 às 14h55)
  • Ana Vitória Magalhães – Final do ciclismo de estrada (domingo 04/08 às 9h)
  • Hugo Calderano – Disputa pela medalha de bronze no tênis de mesa (domingo 04/08 às 8h30)

Comentários

comments

Você pode gostar...