Abertura da 12° edição do Festival Internacional Sesc de Música encanta pelotenses

63 espetáculos gratuitos serão realizados entre os dias 15 e 26 de janeiro de 2024, movimentando a cena cultural pelotense.

Por Isabella Barcellos/Em Pauta.

Nesta segunda-feira (15) ocorreu o cortejo de abertura da 12° edição do Festival Internacional Sesc de Música Pelotas. Recepcionadas por um dia ensolarado, em que os termômetros marcaram 28°c, as bandas se reuniram no Largo do Mercado Público às 18h. Ali o cortejo teve seu início, posteriormente direcionado a performance ao calçadão e a Praça Coronel Pedro Osório. Horas mais tarde, às 20h30min, a abertura oficial do evento aconteceu no Theatro Guarany, apresentando a UCS Orquestra e seu Concerto Bossa Nova no RS.

Concentração de músicos para o cortejo de abertura do evento, no Largo do Mercado Público de Pelotas (RS). / Foto: Isabella Barcellos.

Promovido pelo Sistema Fecomércio do Rio Grande do Sul, o Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da América Latina e tem como objetivo impulsionar a produção musical local e viabilizar o acesso gratuito a espetáculos culturais. “São 350 alunos aqui no Festival de todas as partes do país, temos 22 estados representados, 46 professores de 13 nacionalidades” explica Anderson Muller, coordenador de música do Sesc RS. “São 12 dias com 63 espetáculos por diversos bairros da cidade. Estamos otimistas com a recepção do público de Pelotas que sempre acolhe o evento tão bem”.

Além das apresentações, o Festival promove 21 cursos de instrumentos de música de concerto e também cursos de prática de orquestra, banda sinfônica e música de câmara. “Já participei de muitos festivais de música como expectador”, relata Cristiano Mariotti, aluno do curso de Música com habilitação em Canto da UFPel, “Minha expectativa é aprender mais com os professores que estão ali e com os colegas também nesse espaço”.

Encerramento do primeiro dia de evento com a apresentação “Bossa Nova no RS”, apresentada pela Orquestra UCS. / Foto: Isabella Barcellos

Com a calorosa recepção do público, a 12 edição do evento promete movimentar a princesa do sul entre os dias 15 e 26 de janeiro através do canto lírico e instrumentos de corda, sopro e percussão. Para acompanhar a programação do evento, acesse o site oficial. A entrada é gratuita em todos os espetáculos, mas é necessária a retirada de ingressos para assistir as apresentações dentro do Theatro Guarany. Isso pode ser feito também pelo site oficial, com o limite de duas entradas por pessoa. Quem não conseguir fazer este processo com antecedência pode se dirigir diariamente ao Theatro Guarany às 19h, onde há a distribuição de um número limitado de ingressos à disposição do público.