Brasil faz campanha vergonhosa no Sul-Americano Sub-17

Reinier, do Flamengo, foi o único destaque da Seleção Sub-17, marcando três gols na competição. Imagem: Reprodução/Instagram.

Por Luís Artur Janes Silva

No último sábado (30), tivemos a realização da rodada final da primeira fase do Campeonato Sul-Americano Sub-17. A décima oitava edição desta competição está sendo realizada no Peru e reúne as dez seleções que compõem a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). O Brasil, campeão nos dois últimos torneios continentais, entrou na rodada derradeira na condição de poder ser derrotado por dois gols de diferença para a Argentina. Mas a postura tímida da seleção, que atuou boa parte do jogo com um atleta a menos, foi castigada aos 47 minutos da etapa final, quando Amione fez o terceiro gol argentino, que venceu por 3 a 0, e decretou a inédita desclassificação brasileira na fase inicial do continental Sub-17.

A história do Brasil no Sul-Americano Sub-17 é gigantesca. Nas dezessete edições anteriores, a Seleção havia conquistado doze troféus, além de três vice-campeonatos. Antes de 2019, a pior colocação brasileira nesta competição havia sido um quarto lugar, obtido em 1993.

A peculiaridade deste Sul-Americano foi a disparidade de força entre os dois grupos que formavam a competição. No Grupo A, os peruanos (donos da casa), ficaram na primeira colocação. Mesmo invicto ao final da fase, o Peru empatou duas partidas. Os outros classificados deste Grupo foram o Chile e o Equador. Enquanto isso, Venezuela e Bolívia, que tem um título nesta categoria, acabaram desclassificados. Os bolivianos perderam as quatro partidas que disputaram e ficaram com a pior defesa desta fase, sofrendo treze gols.

Já o Grupo B teve perfil de fase final, pois era formado por Brasil, Argentina (3 títulos), Uruguai, Paraguai e Colômbia (um troféu continental). O equilíbrio foi tão grande neste Grupo, que tivemos quatro equipes empatadas com o mesmo número de pontos. O Uruguai, que folgou na última rodada, era o único classificado por antecipação, com sete pontos conquistados. Brasil, Paraguai e Argentina disputaram as duas vagas restantes ao Hexagonal Final.

Com a vitória paraguaia diante da Colômbia (1×0), os guaranis garantiram a sua classificação, deixando para Brasil e Argentina, o drama de decidir a última vaga. Inseguro, os brasileiros cederam espaços aos argentinos e foram goleados por 3 a 0. Assim, além do vexame de cair pela primeira vez numa fase inicial do Sul-Americano Sub-17, esta geração canarinho perde a segunda partida importante para os argentinos, que já haviam derrotado os brasileiros na final de um Sub-15.

Mesmo que o Grupo B tenha sido muito equilibrado, com um empate quádruplo e com a lanterna Colômbia tendo perdido todos os jogos por um gol de diferença, ainda assim, o vexame brasileiro não tem precedentes e preocupa para o Mundial Sub-17, que será sediado pelo Brasil, após a desistência peruana, e acontecerá entre 5 e 27 de outubro.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...