Pelotas vence a primeira partida da final da Copa Seu Verardi

Por Luís Artur Janes Silva 

Neste domingo (17), o Pelotas voltou a campo para jogar a primeira partida da final da Copa Seu Verardi. O Lobo, que havia conquistado a vaga na decisão ao eliminar o Caxias, enfrentou o São José. Com dificuldades na etapa inicial e mais consistente no segundo tempo, o áureo-cerúleo ganhou do Zequinha (apelido do São José) pelo placar de dois a zero, garantindo uma boa vantagem para o duelo derradeiro, que acontecerá na cidade de Porto Alegre, no próximo sábado (23).

Jogadores do Pelotas comemoram gol no duelo contra o São José. Imagem: Victor Lannes/ Rede Esportiva

O JOGO

Na primeira etapa, o Pelotas teve dificuldades diante de um adversário veloz, que valorizou a posse de bola e levou preocupação ao sistema defensivo do Lobo. Na metade inicial deste tempo de jogo, o Pelotas ainda conseguiu conter as investidas do São José e atacou a equipe adversária.

Mas antes de chegar à meta de Fábio, o áureo-cerúleo tomou um susto. Aos 3 minutos de jogo, Cristopher lançou o atacante Everton, que chutou rasteiro do bico direito da grande área. A bola passou raspando o poste direito de Matheus Claus. No minuto seguinte, o Pelotas respondeu ao ataque frustrado do Zequinha. Jô avançou pela esquerda e cruzou, a bola passou por Giovane Gomez, mas sobrou para o volante Matheus Santana, que de frente para o gol, colocou o balão por cima da trave.

Aos 10 minutos, o Pelotas chegou ao gol de abertura do placar. Wallacer cobrou escanteio da direita, a bola caiu nos pés de Giovane Gomez, que chutou para excelente defesa parcial de Fábio. No rebote, Matheus Santana concluiu e fez o primeiro gol do Pelotas. Depois da abertura do placar, o Lobo recuou suas linhas e submeteu-se à pressão do São José, que tornou-se dono das ações.

Aos 25 minutos, o São José levou perigo ao gol áureo-cerúleo, através do meia Cristopher, que recebeu a bola, girou e chutou. Matheus Claus atrapalhou-se e mandou para escanteio. Dois minutos mais tarde, o centroavante Luiz Eduardo (ex-Brasil), raspou a bola de cabeça, após cruzamento vindo da direita, fazendo a pelota passar ao lado da meta de Matheus Claus. O domínio do Zequinha foi mais forte após os trinta minutos de partida, mas rendeu apenas uma chance clara de gol, que aconteceu aos 39 minutos de jogo, quando Tcharles acertou um petardo de fora da área, que acabou desviado para escanteio.

O resumo da etapa inicial mostrou um São José dominante, mas que foi incompetente para criar chances de gol, contra um Pelotas recuado, mas que foi eficiente quando atacou, mesmo tendo perdido a meia cancha durante boa parte desta etapa

No segundo tempo, o São José voltou mais vertical do que tinha sido na etapa inicial. Nos primeiros quinze minutos, o Zequinha teve a iniciativa da partida, enquanto o Pelotas levou perigo apenas nos contra-ataques. O retrato deste momento da partida aconteceu aos sete minutos de jogo, quando Juliano acionou o lateral Jean Malheiros, que cruzou para Giovane Gomez, que concluiu de cabeça, fazendo a bola raspar a trave de Fábio.

Mas o panorama da partida modificou-se após as duas primeiras substituições efetuadas pelo técnico Picoli. Ao promover as entradas de Gabriel Soares e Jean Roberto, o treinador permitiu ao Pelotas retomar o controle do meio campo. Gabriel ajudou na melhora da consistência defensiva da meia cancha e Jean Roberto deu qualidade ofensiva ao setor, preenchendo a lacuna deixada pela fraca atuação de Wallacer.

Na primeira jogada que teve a participação de Jean Roberto, a bola parou nos pés de Juliano, que cruzou na cabeça de Gabriel Soares, que concluiu e marcou o segundo gol do Lobo. Com o aumento da vantagem, o Pelotas passou a dominar as ações, através do adiantamento de suas linhas. Esta melhora áureo-cerúlea arrefeceu o ânimo ofensivo do São José, que não ameaçou a defensiva do Lobo, exceto quando tentava arremates de fora da área.

Com o jogo sob controle, o Pelotas esperou o tempo passar e comemorou o triunfo na partida de ida da final da Copa Seu Verardi. A vitória pelo placar de dois a zero permite que o Lobo conquiste o título da Copinha até com derrota por um gol de diferença no duelo da volta. A grande decisão da Copa Seu Verardi está marcada para o próximo sábado (23), às 15 horas, e acontecerá no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre.

Comentários

comments

Você pode gostar...