G3, G4 ou G5? Como ficará o bagunçado Campeonato Brasileiro?

Por Mateus Bunde

Alguns podem usar como modo comparativo a bagunça do Campeonato Brasileiro de 2014 com a Copa João Havelange (Campeonato Brasileiro de 2000). A desorganização que ronda a entidade e a falta de decisão, restando apenas cinco rodadas para o fim, confunde torcedores, imprensa e os próprios organizadores do Campeonato.

Segundo apurou o portal UOL Esportes, a CBF publicará, até o fim da semana que vem, um relatório sobre o destino das cinco vagas restantes destinadas aos clubes brasileiros para a Copa Libertadores da América de 2015. Com o São Paulo próximo da decisão da Copa Sulamericana (que concede vaga para a fase preliminar da competição) e Cruzeiro e Atlético-MG disputando o título da Copa do Brasil (Concede vaga para a fase de grupos da competição), a competição pode sofrer grandes complicações na organização de sua estrutura.

Foto: ivulgação/Trivela

Foto: Divulgação/Trivela

Os três clubes se encontram no G4 do campeonato, o grupo dos quatro primeiros que terão direito, ao fim do campeonato, de disputar a competição continental. O Brasil possui um total de cinco vagas para a Libertadores, os três primeiros colocados e o campeão da Copa do Brasil irão diretamente à competição continental, já o quarto colocado do campeonato nacional conquistará uma vaga indireta para a competição, tendo de disputar uma preliminar previamente

Porém, explicar o cenário nacional atual é a ainda mais difícil que entender os parágrafos anteriores. O Cruzeiro, provável campeão brasileiro, disputará a final da Copa do Brasil. O São Paulo, praticamente consolidado no grupo de quatro primeiros, disputa a semifinal da Copa Sulamericana, Mas, e se o Cruzeiro for campeão da Copa do Brasil, quem herdará sua vaga? E como fica o São Paulo se conquistar a vaga direta no Campeonato Brasileiro (três primeiros colocados) e a vaga indireta através do torneio sulamericano?

Para organizar toda a balbúrdia que ronda os questionamentos de vagas para a Libertadores, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), mais especificamente seu departamento de competições, irá emitir um documento oficial até o fim da semana que vem que esclarecerá o assunto em vigência. Apesar de as conclusões não estarem finalizadas, a resolução, que não deve ser alterada até sua divulgação, apresenta como herdeiro da vaga da Copa do Brasil – caso o Cruzeiro conquiste os dois títulos nacionais – o Galo, nesta suposição de uma dupla conquista cruzeirense.

A CBF ainda adianta que o São Paulo, caso conquiste a Sulamericana e um lugar entre os três primeiros, consequentemente herdará uma vaga direta para a Libertadores da América de 2015. A única dúvida que permanece, até o momento, é quanto à vaga indireta disponível através da Sulamericana, que aparentemente deixaria de existir, a menos que permanecesse a vaga indireta do quarto colocado do campeonato nacional.
A confusão permanece, os jornalistas batem cabeça para entender e os organizadores para sistematizar o formato. Enquanto nada é divulgado oficialmente, fica-se no alerta e o aguardo das informações da entidade máxima organizadora do futebol brasileiro por mais informações e esclarecimentos.

Como ficaria a divisão das cinco vagas com Cruzeiro campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão e São Paulo vice-colocado e campeão da Sulamericana?

– Cruzeiro: Vaga pelo Brasileiro e “cede” vaga da Copa do Brasil para o Atlético-MG, hipotético vice;

– São Paulo: Herda a vaga direta para a fase de grupos como segundo colocado do Campeonato Nacional;

– Atlético-MG: Vaga na fase de grupos da Libertadores, herdando a vaga via vice-campeonato da Copa do Brasil;

– 3º colocado: Vaga direta para a Libertadores (Se Atlético-MG ficar em terceiro, vaga passa para o 4º colocado);

– 4º colocado: Vaga para a fase preliminar (indireta) à Libertadores (Caso o Atlético-MG fique na quarta colocação, a vaga fica para o quinto).

Informações do site UOL Esportes

Comentários

comments

Você pode gostar...