Bloqueio no acesso ao Passo do Salso é desobstruído pelo Exército

Por Ronaldo Siqueira

Foto de Marcelo Zarven

No inicio da noite de terça (29), cerca de 19h30, o trevo da BR116 com Av. Cidade de Lisboa, bairro Fragata, teve seu acesso totalmente obstruído por grevistas e centenas de caminhões que bloquearam totalmente um dos mais importantes trevo de Pelotas. A fila de caminhões, que em sua maioria vinha do porto de Rio Grande, ultrapassava o trevo da Av. Duque de Caxias com a BR392, onde grevistas protestavam contra os preços dos combustíveis.

Às 20h15 chegou ao local o pelotão de choque do Exército Brasileiro com centenas de militares que, após infrutíferas tentativas de diálogo com os grevistas, iniciou a desobstrução do local. Foram momentos de muita tensão com violenta pressão dos militares avançando, em formação, contra cidadãos desarmados que se defendiam das bombas de efeito moral e balas de borracha. Muitos deixaram o local intoxicados com os gases lançados sobre as barricadas e outros marcados seriamente pelas balas de borracha disparadas contra a multidão.

Inúmeros moradores, solidários à causa dos transportadores, uniram-se aos protestos lançando paus e pedras contra os militares. Com o passar das horas, o movimento foi esvaziando e teve seu encerramento por volta das 23h00 com uma patrola limpando o asfalto.

Comentários

comments

Você pode gostar...